domingo, setembro 18, 2005

Há utopias e utopias

Uma das minhas utopias, ou um dos níveis da minha utopia:

Uma sociedade organizada por forma que crie condições e valorize princípios e valores como os da solidariedade, do convívio (ou da convivência), do respeito mútuo, da igualdade (não é o mesmo, é até bem diferente!, que igualitarismo), de ausência e criminalização da exploração do homem pelo homem (no sentido genérico...), por mais superiores que uns homens e mulheres se julguem por genes, heranças ou outras maniganças.

Por esta... luto enquanto puder!

4 comentários:

Unknown disse...

Por partilhar a mesma utopia, lutarei contigo!

Anónimo disse...

Defender o marxismo e viver que nem um burguês. Coerência, sem dúvidal. O marxismo é uma dor de barriga de burgueses com demasiado tempo livre. Viva Trotski.

Sérgio Ribeiro disse...

Quererá este anónimo explicar o que é, para ele, "viver que nem um burguês"? Saberá ele o que é a burguesia? O que ignora, decerto, é o que é coerência e o que ela custa. Quanto a saber o que é "o marxismo" e quem foi Trotski, a ignorância deve ser do tamanho do anonimato.

Anónimo disse...

Ainda hoje querem que os comunistas, sejam miserabilistas! Mas porquê???
Vivendo num casebre, rotos e esfarrapados, com fome e sempre sem dinheiro!Tipo “pobrezinhos mas honrados”!
Lutando para o bem-estar dos outros! Nós Lutamos e muito!
Pois é! Mas os comunistas gostam de viver bem,(como qualquer outra pessoa. Comendo, vestindo, viajando, convivendo, não são/somos desgraçados, infelizes, coitadinhos!
É isto ser burguês? Não faz ideia o que é a burguesia!
Todo o cidadão tem direito a uma casa, trabalho, comida, bem estar e ser feliz!
Infelizmente este país, governado por um feroz neoliberalismo, não deixa que assim seja! Mas, para termos uma situação economicamente estável, não corrompemos, não nos vendemos, não fugimos aos nossos direitos e dever de cidadão! Como a grande maioria das pessoas o fazem!
Defendemos o marxismo, com toda a dignidade, honestidade e coerência, quer nos actos, quer nas palavras!
È melhor rever o dicionário de chavões, este (que li), já está ultrapassado!

GR