sábado, setembro 24, 2005

PASSEIOS À VOLTA DA CASA E DA MEMÓRIA - Itinerário 2 - 4


(continuação)

Depressa se chega ao Zambujeiro, pegadinho ao Zambujal naquela que é a estrada principal. Apesar do pouco movimento estão a apetecer-nos passeios pelo campo… Outros itinerários.

Neste itinerário, temos outra casa velha e a cair. Corta o coração, até porque confrontamos mamarrachos à volta (que não fotogramos para não sujar a objectiva... ou não comentamos) que tudo perdem perante a harmonia de espaços e volumes que o tempo e a vida apuraram e que estamos a deixar destruir. E os castelos, sempre tutelares, a acompanharem-nos.
Zambujeiro é curta povoação e logo aparece o Casal Branco. Já com outras dimensões e pretensões. Onde está a loja do Lopes sempre muito frequentada e onde há festa e até um cemitério!

À entrada de Casal Branco damos a volta e fazemos, pelo outro lado, o caminho de regresso. Sem repetir os passos não repetimos as fotografias. Faz-se rápido até chegar ao cruzamento para S.Sebastião, pela Rua da Terra Fria já nossa conhecida mas não este troço.

Indo pela Rua da Terra Fria, encontramos casas de amigos, como esta. Uma casa de amigos e um cão (preso!) que ladra que se esgalga… até aos amigos da casa. Aqui podíamos parar, como às vezes fazemos, para beber uma aguita e trocar dois dedos de conversa. Mas o ritmo (ah!, o ritmo…) desta vez não deixa. Isto é, ela não quis por causa do ritmo que se/nos impôs…

4 comentários:

Anónimo disse...

Resolvido que foi o pequeno problema no acesso a este blog, que como lhe dissera não visualizava actualizado, eis-me aqui, para dizer que achei muito interessante a visita guiada que nos vem oferecendo.Parece incrível, mas 6ª Feira foi a primeira vez que fui a Fontainhas da Serra.... :-( Um abraço.

Anónimo disse...

Ups, faltou a " identificação ",
Um novo abraço, Skywatcher.!

Sérgio Ribeiro disse...

Conhecia o caso da Rua da Murteira, que das Fontaínhas era e tapada está por dois muros?
Abraço

Anónimo disse...

O cão é o Brutus, e "ela", com as exigências do tal ritmo, deve ser a Bruta!!