terça-feira, setembro 20, 2005

Naturalmente...

No Parlamento Europeu, doo grupo a que pertenci a partir da tarefa de militante do PCP eleito deputado europeu, fazia parte uma componente alemã, os eleitos do partido PDS.
Naturalmente que as eleições na Alemanha me interessaram, e naturalmente que em particular me interessava saber o resultado do partido com que trabalhei enquanto estive no PE.
E como essa informação não me chegou logo, como achei que seria natural, resolvi fazer um teste. Entre outras coisas à minha paciência... Cujo teste seria o de ver como teria acesso a essa informação se não a procurasse expressamente. Se fosse um ouvinte (ou ouvidente) comum.
Fui ouvindo e "ouvendo" rádio e televisão como naturalmente faço e ouvi váriadíssimo noticiário sobre as ditas eleições. Os resultados, as coligações eventuais e desejadas (por quem? por quem votou?), a evolução das bolsas, a vitória (de Pyrrus) da "direita" e a maioria da "esquerda", as negociações em curso, tudo menos o resultado do PDS.
E a minha paciência ia resistindo. Se calhar, hoje não aguentava e iria fazer um telefonema para saber coisas... que saber queria mas que os orgãos de informação me não diziam.
Mas eis que, no noticiário das 8 desta manhã, lá ouvi, no meio de muita coisa, de muita "palha", que o PSD "o partido dos ex-comunistas" como foi dito, duplicou o número de votos e passou a ter 54 deputados.
Isto tem lá alguma importância?!... ou terá tanta que é melhor que o ouvinte comum não saiba!?
Naturalmente me inclino para a segunda hipótese. Mas eu sou naturalmente suspeito.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já sabes que, se "essas coisas" não aparecem na comunicação social, não existem, portanto...

Unknown disse...

Tivesse o PDS perdido influência eleitoral, um deputado que fosse, e os comentadores, sempre os mesmos, não cessariam de anunciar o irreversível declíneo dos comunistas.
Da mesma forma, em Portugal desvalorizaram o excelente resultado que o PCP obteve nas últimas legislativas e calam a profunda influência social que possui.
Em minha opinião, há muito que deixou de ser possível, se é que alguma vez o foi, disputar, na sociedade em que vivemos, eleições em condições democráticas: além das somas astronómicas que os partidos do sistema possuem para, no essencial, preservarem o capitalismo, BE; PS; PSD E CDS merecem da comunicação social dominante favores e carinhos obviamente recusados aos comunistas.
Por isso, o caminho é a luta e a prossecução da utopia.

Anónimo disse...

Foi com interesse que segui as eleições alemãs! Os resultados que pretendia ouvir, tardavam em chegar! Descida do Partido dos Verdes (!) e subida do PDS!!!
Em Portugal há CENSURA!
Senão vejamos, as centenas de iniciativas realizadas pela CDU, durante a campanha eleitoral, comunicadas aos órgãos de comunicação social quer locais quer nacionais, só muito raramente, sairá um minúsculo texto ou pequena referência nas televisões!
Há boicote nítido, durante os resultados, quando são favoráveis à CDU!
Há boicote, nos debates televisivos, convidando todos os partidos, menos o PCP ou a CDU!
As campanhas da CDU, para além dos debates/comícios políticos, integra sempre uma vertente cultural, teatro, canto livre ou mesmo concertos de música clássica, dando como exemplo, em Torres Novas no próximo dia 22 de Setembro, concerto de piano!
Mas não é a direita que nos demove, muito menos a Censura da Comunicação Social!
Temos a noção das dificuldades da luta que travamos! Mas
continuaremos a lutar pelo ideal e valores comunistas!
VALE A PENA LUTAR!

GR

Anónimo disse...

Por que nao:)