segunda-feira, julho 09, 2007

Boas leituras!...

O psicanalista, professor, Osvaldo Campos de seu nome, tomou para si os males dos pacientes (e dos impacientes) e, por eles, os males do mundo.
Sentiu que agir era preciso. E veio logo a pergunta como agir?
A acção é a primeira regra. Depois, há a do tempo e a do modo, e surge logo a regra do perigo. Entretanto, insinuou-se a regra do dolo formando as cinco regras. Mas foi-se impondo uma última regra, que “eles” queriam definitiva, a regra do silêncio. Da sombra. Por isso, combateremos a sombra.
No entanto, o leitor lembra que há mais regras. Porque é preciso ir mais fundo na acção para que, no tempo e no modo, se vença o dolo quando se afronta o perigo e se querem quebrar o(s) silêncio(s).
Duas outras regras são indispensáveis: a da história, isto é, a da luta de classes (desde que e enquanto); e a do colectivo, a de tomar partido, a que Maria London grita para fazer coro com os passos batendo no chão do cemitério: “Deixem-me abraçá-los, milhões!”.
Assim é preciso. Para que não fique tudo como o agir "duma bondade defeituosa, uma bondade de parvo, uma justiça de doido”. De um homem só, psicanalista, professor. Só. Apenas com a companhia da ficção literária combatendo a sombra.

Quanto pesa uma alma?

Procurando outras perguntas, Combateremos a Sombra.


6 comentários:

Anónimo disse...

Já de volta?? fAZESFALTA SOBRETUDO NESTESDIAS EM QUE AS TECLAS PARECEM GANHARVONTADE DE ESCREVER SOZINHAS ARRASTAMAS MINHAS MÃOS COMO REPTEIS MOVENDO,SE SOBRE AS TECLAS E TENTANDO DIZERALGO QUE POSSA TER SENTIDO, TER SENTI«DO NESTAS TECLAS POEIRENTAS INCOMPLETAS, SAINDO DOS MEUS DEDOS ENTREMELEDOS NESTAS TECLAS PELUDAS O S MEUS DEDOS SÃO INSTRUMENTOS PARAOUTRS COISASMM PARA OUTRAS CIDADES EAS SEHORAS QUEES5TÃO CONUGO AMAHÃ,TALVEZAMANHÃ ESTEJAM LOUCAS

GR disse...

Passei só para enviar um bj,
amanhã comento.

GR

Rosa dos Ventos disse...

Já li o livro e analisei-o no clube de leitura a que pertenço.
Não podemos permitir que a unidade SILÊNCIO venha destruir a obra inteira - palavras resumidas de Maria London (pág. 479)
Gostei do livro e do teu apontamento!

Mar Arável disse...

Não é fácil combater sombras - mas é necessário e evidente

abraço

betinha disse...

Confesso que nunca li Lidia JOrge. Tenho mais tendencia a ler homens, mas tenho curiosidade... nem sei bem porquê?!...

Anónimo disse...

Há bons/as e maus/ás escritores/as,
há bons e maus livros... há boas leituras. A meu juizo, esta é uma boa leitura. Por isso a recomendo.