segunda-feira, setembro 27, 2010

Leituras de fim de fim-de-semana - 3º de 3 comentários

Na coluna da direita, Nicolau Santos, com o título O Presidente aponta o mar, vem dar ênfase, em termos elogioso-encomiásticos, a nova paixão de Cavaco Silva, o MAR, e releva a importância deste para o futuro do País. (Re)cita o que Cavaco Silva citou em recente Congresso dos Portos e Transportes Marítimos que foi "um indiscutível sucesso em termos de assistência, quer por todas as associações patronais terem apoiado o evento"!
Assim, sem sublinhar que Portugal é o País da União Europeia com maior ZEE (Zona Económica Exclusiva), (re)lembrou que "nos sectores marítimos tradicionais (transportes, portos e construção naval), Portugal gera um valor que é mais de três vezes inferir ao gerado pela Bélgica, que tem apenas 98 km de costa. Geramos igualmente três vezes menos emprego que a Bélgica. A Espanha gera sete vezes mais valor que nós. E a Dinamarca produz seis vezes mais valor e três vezes mais empregos nos sectoes marítimos que Portugal." E por aí fora, sempre no que respeita a portos e transportes marítimos, não se falando de pesca que, se me não engano é um sector tradicional ligado ao mar...
Curiosa ou estranhamente, não houve maneira de, ao fazer-se o confronto entre os custos de frete e despesas de despacho, isto é, eficiência, que nos é muito desfavorável, culpabilizar os trabalhadores.
Por outro lado, não se pode aceitar que o actual Presidente da República fale desta situação de não aproveitamento do que não me canso de chamar a nossa "vantagem comparativa" mais evidente, sem antes fazer um mea culpa (já não digo auto-crítica...) relativamente à política que protagonizou como primeiro ministro e que está na origem e agravamento do que hoje estigmatiza e tanta preocupação lhe parece causar. Como não se percebe como esta serôdia paixão é compatível com a indiferença manifestada perante o artigo da Constituição Europeia (e depois Tratado de Lisboa) que atribui competência exclusiva sobre os recursos biológicos do mar à Comissão Europeia.
Continuadamente, houve um partido - o PCP - a denunciar as consequências que hoje se lamentam, sem pudor, pelos responsáveis das causas! Sempre para orelhas moucas... como se fossem palavras loucas.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Também ouvi várias vezes falar dos maus resultados que poderiam resultar da nossa subordinação à U.E. Mas depois de se atribuir à U.E. a gestão dos recursos marítimos quando temos a maior Z.E.E.da Europa, é mesmo descaramento e querer tapar O Sol com uma peneira.

Beijos.

José Rodrigues disse...

(...)A este propósito quem não se lembra durante os governos do actual Presidente da República,da política de extermínio do nosso olival e do abate da FROTA PESQUEIRA?(...)Anselmo Dias in-Avante 23/09/2010.O Francisco Lopes e o grande COLECTIVO que o apoia vai ter um trabalhão para refrescar muitas memórias!29 de Setembro é já depois de amanhã!

Abraço

Zé Canhão disse...

O Cavaco precisa de ir para o mar com um pedregulho ao pescoço.

samuel disse...

Eles sabem que as memórias são curtas...

Abraço.