quarta-feira, setembro 14, 2011

Dias de mau tempo com algumas abertas esporádicas e muito aproveitadas

As bolsas, e mais geralmente a actividade  especulativa na comunicação social, fazem lembrar os dias nórdicos, onde o tempo é quase sempre mau, cinzento, negro, chuvoso, prometendo borrasca, e quando aparecem raramente ligeiras abertas, com sol a espreitar, toda a gente vem passear e estender-se na relva, com o ar de quem vai ficar uns dias naquilo. Mas o dia seguinte vem igual ao anterior.
Hoje, parece ser mais um "dia negro" depois das abertas, ou da acalmia, de ontem, muito saudadas.

E parece que, hoje, vai haver novidades!
Atenção aos sinais.

3 comentários:

cid simoes disse...

Os dias de sol correspondem às "melhoras da morte". Há que desconfiar desse bom tempo.

Ricardo O. disse...

«... toda a gente vem passear e estender-se na relva...»

Existem alguns trabalhos de economia que, não caracterizando o papel da especulação financeira no sistema capitalista (não inocentemente chamada de mercados financeiros ou bolsas de valores), denúnciam as teorias que atribuem à cotação das empresas e dos títulos em bolsa o respectivo justo valor, tendo em conta os rendimentos (a apropriação de valor, ou seja, do trabalho) expectáveis que se venham a realizar.
A «simplicidade» destes estudos é chocante, mas precisa (mesmo sem ir ao fundo da questão que, como já referi, é de classe). De acordo com o estudo dos movimentos financeiros, com as ordens de compra e venda e a evolução das tais cotações, o comportamento dos especuladores caracteriza-se por uma acção do género à de um rebanho ou de um cardume. A razão para tal comportamento é que ganha mais quem perceber mais cedo qual vai ser o comportamento dos restantes membros do rebanho. Ou seja, a cotação não resulta em nada de algum tipo de valor expectável (que nada se aproxima ao valor produzido, apenas representa uma parcela, um avo, do tal valor apropriado).
Aliás, esta perspectiva já há muito foi estudada por Keynes quando este denunciou que a poupança não era automaticamente traduzida em investimento, pois o capital poupado era no fundamental canalizado para a especulação bolsista e só seria canalizada para o investimento quando surgissem expectativas de elevação da procura (para meios de produção e consumo final).

samuel disse...

Os sinais não são bons...

Abraço.