sexta-feira, setembro 09, 2011

PIB no 2º semestre de 2011 - destaques no Destaque do INE

Foi divulgado ontem o Destaque do INE relativo à evolução do PIB no 2º trimestre de 2011. Alguns destaques devem ser destacados ou sublinhados...

Produto Interno Bruto diminuiu 0,9% em volume
no 2º trimestre de 2011 
08 de Setembro de 2011
Resumo
No 2º trimestre de 2011, o PIB diminuiu 0,9% em volume face ao período homólogo de 2010 (variação de -0,5% no trimestre anterior). Esta redução reflectiu o acentuado contributo negativo da Procura Interna, em resultado da diminuição de todas as suas componentes com destaque para o Investimento. O contributo da procura externa líquida aumentou no 2º trimestre de 2011, com as Importações de Bens e Serviços a registarem uma variação homóloga negativa mais acentuada que a do trimestre anterior e as Exportações de Bens e Serviços a manterem um crescimento elevado.
Comparativamente com o 1º trimestre de 2011, o PIB registou uma variação nula, reflectindo contribuições simétricas da procura interna (negativa) e da procura externa líquida.

Sobretudo impressiona a queda brutal da procura interna. Que parece não impressionar nada os nossos (des)governantes, apenas peocupados com um entendimento que os obriga a um número do défice orçamental e que, para isso, tudo fazem para agravar este rumo de desgraça que se traduz em deterioração do nível de vida da maioria dos portugueses não beliscando a nababa existência de uma minoria e... a atracção do capital estrangeiro, ignorando as potencialidades portuguesas de produzir soberanamente.
Por isso, 
«Investimento diminuiu 12,5% em termos homólogos
O Investimento registou uma diminuição acentuada no 2º trimestre de 2011, apresentando uma variação homóloga de -12,5% (-6,2% no 1º trimestre). A FBCF total diminuiu 10,3% em volume no 2º trimestre de 2011, o que compara com a variação de -7,0% observada no trimestre anterior. A FBCF em Construção foi a componente que mais contribuiu para a redução do Investimento no 2º trimestre de 2011, passando de uma variação de -4,4% no 1º trimestre para -12,0%. (...)»
Há que mudar de rumo. O mais depressa possível! O que depende de nós... porque d'eles só se pode esperar destaques nesta via desgraçada.

4 comentários:

Ricardo O. disse...

... E, segundo notícias quase na hora, o BCE deixou «escapar» que admite vir a baixar as taxas de juro de referência...

Graciete Rietsch disse...

E lá continua o desgoverno a ignorar quem cria riqueza!!!!!!

Um beijo.

Ricardo O. disse...

... O que aparenta uma previsível forte degradação do «clima económico» (gostam deste economês?)...

O que, se tivermos em conta que a quebra na produção interna não foi mais acentuada devido a uma redução do défice da balança comercial, perspectiva uma ainda maior deterioração económica, daquela que é mesmo importante: a produção de bens e serviços para satisfazerem as nossas (do povo) necessidades individuais e colectivas.

Não hajam dúvidas, só mesmo com uma política em ruptura, patriótica e de esquerda poderemos criar as condições para dar a volta a «isto».

samuel disse...

Se ao menos soubéssemos que estes actos de sabotagem os levariam à cadeia...

Abraço.