quarta-feira, janeiro 18, 2012

Brevíssima (com foto)

Ao tomar conhecimento de algumas das coisas acordadas (falta junto a uma ponte, 4 dias de castigo...), tenho a sensação de estar a ler um regulamento prisional, ou de uma casa de correcção de corrécios, que seriam os trabalhadores, claro,

9 comentários:

Ricardo O. disse...

Tentando olhar com alguma distância, o que é simplesmente impossível (apesar das muitas teses que afirmam o contrário e que apenas valorizam a inexistente neutralidade), chocou-me, revoltou-me a forma como se tem tratado ou qualificado os trabalhadores: esses malandros, irresponsáveis, perguiçosos, quase-criminosos ou mesmo criminosos, etc.

Voltamos ao mesmo (sem retomar o mesmo ponto passado)... os «outros» são os responsáveis pela nossa desgraça. Sim os «outros», pois os «nós» não somoos como os «outros»... e assim se divide e procura «quebrar a espinha».

Aparentemente esta será uma questão colateral, mas como outros já o disseram não bastam as condições objectivas, a consciencialização de classe e política são detemrinantes para o sucesso da luta, que também passa pela resistência.

Fel de cão disse...

O que mais me chocou, neste processo todo, foral as palavras que o Sr. João Proença (UGT) dedicou à CGTP e à sua posição. Não se pense que é só o Governo e o "Capital" que estão do lado errado da barricada...também, entre os sindicalistas, há gente que deixa muito a desejar.

Fel de cão disse...

Queria dizer "foram" e não "foral"...mas até parece que ainda para ai muita gente à espera que o Governo lhe conceda um "foral"...Abraço e força para a luta.

trepadeira disse...

É um bando de corrécios é,e bem retratados.

Um abraço,
mário

Anónimo disse...

...e o trabalhador continua a valer mais quando falta (dois dias de salário por falta) do que quando faz horas a mais (diminuição do pagamento das horas extraordinárias)

m. jacinto

Graciete Rietsch disse...

A fotografia do Proença, que também aparece destacada no blog "CANTIGUEORO", é ótima.
Parece mesmo um daqueles patrões da mafia felizes com o bom andamento dos seus negócios.
Será que exagerei? Mas foi o que senti.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

A fotografia do Proença, que também aparece destacada no blog "CANTIGUEORO", é ótima.
Parece mesmo um daqueles patrões da mafia felizes com o bom andamento dos seus negócios.
Será que exagerei? Mas foi o que senti.

Um beijo.

Ricardo O. disse...

Mais valia estar calado e falar do que conhece...

«"Portugal enfrenta um período muito difícil", disse. "Mas há coisas boas a acontecer. O acordo de ontem [entre Governo e parceiros sociais] é uma delas, é uma política no bom sentido. Não pode ser só austeridade e parece-me que o Governo sabe disso".
(...)
E deixou um alerta: cortar salários - uma solução que chegou a ser posta em cima da mesa em Portugal - não é solução, porque deprimiria ainda mais a procura, afundando a economia. "Seria contraproducente", disse o Nobel de 2011.»
in Negócios Online [«Stiglitz elogia acordo entre parceiros sociais para reforma laboral», 18 Janeiro 2012 | 14:22]

Quando era pequeno, ao domingo [na altura tanto o meu pai, engenheiro, e a minha mãe, professora, trabalhavam ao sábado] sentados na «casinha» a almoçar peixe fresco era frequente ouvir:
- Fecha a boca que ainda entra mosca...

No entanto, ainda bem que Stiglitz não conseguiu calar-se e disse o que disse permitindo que a assistência [o congresso da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição] desse o tempo por bem empregue.

jrd disse...

O capataz, o patrão e o lacaio. Um trio de truz.