sexta-feira, dezembro 20, 2013

A objectividade (de sondagens... e de classe)

tirado de Expresso/sapo:

Partidos da coligação aproximam-se do PS


Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC, relativa ao mês de dezembro, mostra uma ligeira subida de PSD e CDS e uma descida dos socialistas.
Catarina Marques Rodrigues

PSD e CDS a subir, PS a descer mas a manter a liderança. No entanto, António José Seguro continua a ser o líder mais popular e Passos Coelho mantém saldo negativo. Estes são os dados mais significativos da sondagem mensal da Eurosondagem para o Expresso e a SIC.

Os partidos do Governo, tal como o Bloco de Esquerda, subiram ligeiramente nas preferências dos portugueses. PSD e CDS juntos somam 35%, o que significa uma subida de um ponto percentual em relação a novembro. Ainda assim, os socialistas continuam à frente nas intenções de voto com 36,5%, apesar de uma descida de 0,8%. Os 49,5% que deram a vitória à coligação PSD/CDS em 2011 estão, assim, longe de serem atingidos nesta altura.
António José Seguro continua a ser o mais privilegiado na popularidade junto dos inquiridos. O Presidente da República também tem vindo a subir - de outubro a dezembro já cresceu 4 valores percentuais. Todos os líderes dos principais partidos registaram um aumento da popularidade, à exceção de Paulo Portas. Ainda assim, os eleitores reprovam a atuação dos bloquistas e de Passos Coelho.
A casa da democracia é a instituição que os portugueses mais credibilizam, com a maior subida das contagens (3,8%). Desde outubro, a Assembleia da República cresceu 6,2 pontos percentuais. Este valor contrasta drasticamente com o sucessivo chumbo feito ao Governo.
Recuperar a confiança dos cidadãos na Justiça é outro desafio: a descrença nos juízes e no Ministério Público espelha-se na avaliação negativa de ambos.


(CDU?, PCP?... o que é isso?)
______________________________________
outra notícia recente (da semana passada) :
CDU cresce nas intenções de voto

O PSD mantém-se em Novembro como a segunda força política mais importante, com 25.6% das intenções de voto, menos 0.6 pontos percentuais do que no mês anterior.
A coligação CDU (PCP/PEV) registou uma nova subida para 17.2%, subindo 0.6 pontos percentuais relativamente a Outubro.
O Bloco de Esquerda registou 6.5% de intenção de voto, subindo1 ponto percentual entre Outubro e Novembro - a maior subida entre os partidos com assento parlamentar.
O CDS-PP voltou a descer em termos de intenção de voto, obtendo em Novembro 1.5%, menos 0.8 pontos percentuais do que no mês anterior.
http://www.marktest.com/wap/i/private/images/news2013/863/voto.gif.mrkf
Os dados divulgados pela Marktest, para além de considerarem que os indecisos e os que não quiseram expressar o seu sentido de voto apresentam uma distribuição de forma proporcional àqueles que o fizeram nesta sondagem, reflectem ainda um ajustamento do valor dos Votos Brancos/Outros tal como apresentado.nesta análise.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Sem comentários, mesmo!!! Um beijo.

Justine disse...

Ainda nos arriscamos a ganhar as próximas eleições:)))))))))))))))