sexta-feira, dezembro 13, 2013

O silêncio da História...

Vi anteontem, num catálogo de alfarrabista, a indicação de um livro de um tal Visconde de Villa Nova de Ourém. Encomendei-o.
Chegou-me ontem. Fiz breves pesquisas e descobri que, dos 3 "viscondes de Ourém", é precisamente esse, o 2º, aquele de que menos (ou nada!) se diz nos "canais de consulta" habituais. E porquê? 
Estou a investigar, eu que investigador não sou, mas é, decerto, pela razão que está no livro
em que o 2º Visconde de Villa Nova de Ourém, justifica uma decisão tomada como governador da Índia sobre a revolta dos maratas de 1895 (a favor destes e contra o poder em Lisboa), decisão que levou à sua exoneração. E ao silêncio da História!
E o caso é muito interessante.

10 comentários:

Graciete Rietsch disse...

A "história" esquece muitos factos.
Mas a História fica.
E desse visconde também te veio uma parte da costela. Eu também tive um primo," o primo Alfredo(primo da minha avó)" que foi um grande republicano em Castelo de Paiva.E por isso foi muito maltratado pelo chefe monárquico de lá.Tive um tio, irmão do meu pai,combatente pela República.
O meu pai, também ele foi um grande republicano, na sua época, e mais tarde admirador da URSS e de Álvaro Cunhal.
Alguma coisa também recebi deles.

Um abraço.

Carlos Gomes disse...

Os maratas são um grupo étnico da Índia que encetaram uma revolta contra o domínio português porque, ao que julgo saber, se recusavam a servir como combatentes fora do seu território, recusando-se obstinadamente a viajar por mar.
Em relação aos viscondes de Vila Nova de Ourém, deixo este link: http://auren.blogs.sapo.pt/1623102.html

Jaime Ramalhete Neves disse...

Pois, a História que nos meteram nas cabecinhas. E o pior é que não é caso único... A História dos Portugueses no Malabar, de Zinadim Ben Ali Ben Hamed, traduzida por David Lopes, só foi "ressuscitada" pela Antígona, anos depois do 25 de Abril. E as traduções de Bernardino Gracias feitas do sânscrito, quem ouviu falar delas?

samuel disse...

Olha o malandro do Visconde!!!... :-) :-)

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Caro Carlos Gomes,

Conhecia o seu "post", que confirma o quase-silêncio sobre o 2º visconde.
Conhecia este livro que por acaso descobri?

Saudações

Sérgio Ribeiro disse...

Abreijos do Zambujal-OURÉM para os comentadores

Carlos Gomes disse...

Este livro não conhecia. Apesar de ser ocasionalmente frequentador de alfarrabistas...
Li há vários anos um artigo, creio que na Revista da Armada, acerca do assunto. E, se bem recordo, a resistência dos maratas deveu-se a uma crença religiosa segundo a qual eles perderiam a casta se deixássem as suas terras. Pretendia-se que fossem combater para Moçambique que julgo coincidirem com as "campanhas de pacificação" naquele território.
Existe outra figura ligada a Ourém também pouco conhecida que foi Manuel António das Neves. Suponho ter pertencido à Carbonária (tal como Artur de Oliveira Santos), estes identificados como "revolucionários civis". Publiquei um artigo acerca desta figura com uma foto onde aparece com barrete á Garibaldi.

Carlos Gomes disse...

Esqueci-me do link: http://auren.blogs.sapo.pt/468754.html

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, caro Carlos Gomes

Saudações

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, caro Carlos Gomes

Saudações