sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Dias de agora - José Casanova

(...)

E, agora, neste dia de agora, tomo um assunto que anda cá por dentro a morder-me o imo (entre muitos outros com a mesma origem).

&-----&-----&

Em reunião do Comité Central do fim de 2013 foi decidida a saída do José Casanova de director do avante!, saída em que ele insistia há tempos, e a sua próxima substituição pelo camarada Manuel Rodrigues.

&-----&-----&

Soube dessa mudança (e outras correlativas) pelo comunicado da reunião do CC, tive pena... mas não é de pesares que se faz a luta, o tempo (e as saúdes) dita razões inexoráveis, o camarada Manuel Rodrigues, por quem tenho “velha” amizade e muita consideração, não me merece quaisquer reservas (mentais ou outras).

&-----&-----&

Como de costume meu (nem sempre possível de concretizar), antes de me deitar às 4ªs feiras já entradas pelas 5ªs feiras, passo os olhos pelo avante! on-line, leio umas coisas e, desde essa informação de mudança na direcção do nosso semanário, tenho espreitado o cabeçalho com o nome do director.

&-----&-----&

Até à 4ª já 5ª 6 de Fevereiro, lá vinha – on-line – o Zé como director, e ao comprar o jornal na loja habitual nem olhei para o cabeçalho.

&-----&-----&

Acontece que no dia seguinte, 6ª feira 7, fui a Lisboa, à Soeiro, e encontrei, antes da minha reunião (e da dele), o Zé Casanova, demo-nos o abraço amigão e trocámos “boletins clínicos”.

&-----&-----&

Feito esse ritual, formal mas muito sincero e sentido, em resposta a comentário meu, o Zé Casanova disse-me que o sair da responsabilidade no colectivo do avante! lhe iria fazer bem à saúde, ao que ripostei que ainda na véspera tivera a satisfação de o ver, no cabeçalho, como director.

&-----&-----&

O Zé respondeu-me que não, senhor, que o jornal daquela semana fora o primeiro jornal em que deixara de estar no cabeçalho.

&-----&-----&

Logo ali esclarecemos o equívoco: o cabeçalho on-line não fora alterado, e estava desconforme com o jornal que saíra, na sua edição em papel.

&-----&-----&

Depois, quer no jornal dessa semana, quer no desta, de 13 de Fevereiro, procurei uma nota que desse conta dessa alteração de director no nosso semanário.

&-----&-----&

Nada encontrei.

&-----&-----&

O que não estranhei… nós somos assim!

&-----&-----&

E acho muito bem que assim sejamos, valorizando sempre o colectivo, dando-lhe sempre maior atenção que ao individual, ao pessoal.

&-----&-----&

Mas, apesar de me encontrar inteiramente nessa (e com!) essa posição, não deixo de sentir que a saída de director do avante! de um camarada como José Casanova justificava uma palavra.

&-----&-----&

Eu quero dá-la, e aqui a deixo, neste meu quase-diário (e não só).

&-----&-----&

Uma palavra de muita amizade e de camaradagem a quem a merece, por ser tão camarada e tão amigo como José Casanova o é.

&-----&-----&

E outra, com outro endereço (não o mesmo mas igual): bom trabalho, camarada Manuel Rodrigues!

5 comentários:

Olinda disse...

Desconhecia a alteracao.Nao conheco o camarada Manuel Rodrigues,mas penso que o nosso jornal,continuarâ a ser leitura imprescindîvel.A saûde do Zê Casanova ê mais importante.Por acaso.foi a nora dele,que esta semana me veio dar o Avante,falâmos dos miûdos (que sao o mâximo),mas nao me chamou a atencao para o facto.Tambêm o colectivo ê que importa.Mas o Zê faz parte dos "meus" imprescindîveis .


Um beijo

Graciete Rietsch disse...

Também eu tenho uma grande admiração e amizade pelo meu camarada e amigo José Casanova. Recordo com muita saudade e comoção o "Cravo de Abril" e aquele último convívio maravilhoso, no COUÇO.
Um grande abraço ti, camarada Sergio, que também és dos que ficam guardados no meu cantinho dos inesquecíveis.

samuel disse...

Por mais que seja legítima a discrição nas entradas e nas despedidas, uma e outra mereceriam (a segunda ainda mais, pelo vasto historial que transporta) palavras de chamada de atenção.

É bom sentir-se bem vindo!
É muito bom sentir o carinho na hora de uma despedida!
É um pouco "frio" achar que isso não importa.
Um colectivo não é uma amálgama, mas sim um grupo de pessoas. Todas diferentes. Todas a sentir à sua maneira.

Um forte abraço.

Graciete Rietsch disse...

Para completar o meu comentário "tal como "José Casanova".

Um beijo.

Ana Alves Miguel disse...

Pode ser que lá para o primeiro fim de semana completo de setembro nos sentemos na Cidade do Livro e do Disco para recebermos com orgulho mais uma obra do Zé. Está prometida, não está?
É o meu desejo. Porque quanto ao Avante! continuará a surpreender-nos com as notícias que contam o mundo tal como ele é e está: em luta por um futuro digno!