No Expresso curto desta manhã
Quando o horror do tempo que se vive é relatado por um jornalista com profissionalismo, cultura e sensibilidade:
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A cor das lágrimas por Alepo
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Chora
por mim ó minha infanta
Escorre
sangue o céu e a terra
Ah
pois por mais que seja santa
A
guerra é a guerra
Regressaram
os combates a Alepo. A Síria continua a ferro e fogo.
As televisões ficam saturadas de imagens cruéis. Lançam-se apelos
lancinantes. Veem-se rostos desesperados. Há mortos. Há feridos. Há gente em ruínas.
Há um quotidiano rasgado por uma violência inaudita. Havia um cessar-fogo. Agora há de novo
tiros. Balas cravadas no tempo. E nos corpos inertes. E na
verdade feita um frangalho num conflito infernal. A guerra é a guerra, cantava Fausto no disco
“Por Este Rio Acima”. Tremenda verdade. A propaganda é um elemento crucial das guerras.
Pelo que se conta e, tantas vezes, pelo que se esconde. Segundo uma das
hipóteses colocadas para este regresso dos combates, as condições impostas pelo Irão
terão inviabilizado a evacuação de Alepo. É uma hipótese.
Assumi-lo é reconhecer, como o faz Robert Fisk, o conceituado jornalista do
jornal inglês “The Independent”, que há mais que uma verdade para contar na horrível
história de Alepo. Fisk diz que “os políticos ocidentais, ‘especialistas’ e jornalistas vão
ter de reformular as suas histórias nos próximos dias, agora
que o exército de Baswhar al-Assad retomou o
controlo da parte oriental de Alepo. Vamos perceber se
os 250 mil civis ‘encurralados’ na cidade era assim tão numerosos. Ouviremos contar porque é que não foram
capazes de partir quando o governo Sírio e a força aérea
russa suspenderam os seus ferozes bombardeamentos na parte oriental da
cidade. E vamos aprender
um pouco mais sobre os ‘rebeldes’ que o Ocidente – os EUA, Inglaterra e os
nossos amigos cortadores de cabeças do Golfo – tem vindo a apoiar”.
A
situação é de tal ordem complexa que a CNN se viu na necessidade de tentar elaborar um
gráfico com a rede de ligações e cumplicidades entre os diferentes
protagonistas no terreno, para reconhecer, no final, que mesmo assim será difícil encontrar numa
narrativa que se encaixe no esquematismo da generalidade da comunicação
social, muito disponível para arrumar tudo em dois caixotes:
o governo Sírio por um lado, os rebeldes por outro. Como a vida seria simples, se um
conflito como este fosse traduzível nesta dicotomia destinada
a facilitar a arrumar no tabuleiro de xadrez os bons e os maus. O problema é
que um tabuleiro de xadrez, que é aquilo em que está transformada a Síria,
tem muitas peças. Demasiadas
peças a movimentarem-se em múltiplas direções. É por isso que
a guerra é a guerra. E, ali está em curso, também, uma poderosa guerra de propaganda que torna
pornográfica a exploração do sofrimento, do horror, da miséria, dos mortos,
em nome de uma suposta superioridade moral.
É
fundamental reconhecer que não existe informação fiável sobre os crimes que
estão a ser cometidos, e quem os está a cometer. Há uma
implícita indiferença à tragédia quando se verifica este acantonamento em
posicionamentos rígidos dos quais resulta a pretensão de ignorar uma
evidência: na Síria está
em vigor uma guerra por procuração. Há o governo Sírio, a Rússia e o Irão, mais
milícias libanesas e iraquianas por um lado, e, do outro lado, a apoiar
múltiplas fações, algumas delas com ligações à Al-Qaeda ou ao chamado Estado Islâmico,
estão esse intocável modelo de democracia chamado Arábia Saudita, bem como o
Qatar, e, a um outro nível, os EUA, a França, Inglaterra, ou o Egito e a
Turquia, cujos apoios também vão oscilando ao sabor das conveniências.
Aqui
chegados, percebemos a
confusão moral instalada na generalidade dos meios de comunicação social do
Ocidente: à força de tanto se pretender diabolizar o governo
Sírio à boleia da diabolização de Putin, ignoram-se, escamoteiam-se, finge-se
nada acontecer de anormal nas zonas controladas ou nos ataques efetuados por
grupos como a ex-Frente Al-Nosra (ramo sírio da Al-Qaeda),
o Al Nusra e outros
grupos ligados ou subsidiários do Estado Islâmico.
De
facto, a guerra é a guerra. E
quando a guerra avança, é melhor não dar cor às lágrimas.
Porque as lágrimas são o espelho dos destroços humanos gerados pela violenta
irracionalidade. Não há bons e maus neste conflito. Há mortos. Muitos mortos. E muitas
lágrimas.
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1 comentário:
Felizmente que na classe jornalística ainda existem profissionais honestos e inteligentes.São tão poucos,que se destacam.Bjo
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