domingo, janeiro 15, 2017

É com tristeza e desproveito...

É com tristeza que se toma a decisão de cortar relações - ainda que em sentido figurado...- com alguém por quem se tinha respeito e admiração, não obstante desacordos de fundo e pontuais.

Há alguns anos leio, aos sábados (ou nos dias seguintes), a página Cem por Cento do Nicolau Santos, no caderno Economia do Expresso (e noutros espaços o vinha lendo). Com interesse e proveito, muitas vezes o transcrevendo e confessando ter sido informado e aprendido. Era a posição de um keyneseano ("graças a Deus", como ele se confessava) e merecia ser conhecida e reflectida (digo eu...).
Até ontem à noite, antes de adormecer sobre a leitura deste texto:


Que NS admire Mário Soares e que, no contexto, o viesse dizer encomiasticamente é seu pleno direito pleno. Mas fazê-lo como o fez contraria, totalmente, o conceito em que o tinha. "Valha-lhe Deus"... que até Keynes deve ter esquecido tão obnubilado pelo panegírico.
Confesso (é a minha vez...) que me surpreendeu. O NS que tem a leitura da história que aqui se ilustra em quatro quartos de coluna e uma "caixa" (que "caixinha"!), que catastrofiza a situação da economia portuguesa em 1975 (com enormes e evidentes problemas, bloqueios, sabotagens), a que chama "economia em cacos" mas que  a OCDE (com Krugman) dizia "surpreendentemente saudável", que não vê no lançamento dessa economia "nos braços do FMI" e no abrir-se toda - e servilmente - aos tentáculos de uma solução "europeia" cegamente ideológica, não é o NS que eu conhecia. E lia. 
Pelo meu lado, com uma opção ideológica clara, não aceito o radicalismo ideológico (argueiro que vê no olho de outros), o dogmatismo, o sectarismo. Por isso, estou onde estou; por isso, gostava de ler - e aprendia com - NS. Com o que assina este texto? Não conheço...
     

5 comentários:

cid simoes disse...

Há quem use a máscara durante todo o ano e só no carnaval lhe conseguimos ver o rosto.

Justine disse...

Vou, apesar deste artigo escrito em tempo de exaltação histérica e patrioteira, continuar a lê-lo. Vamos lá ver...

GR disse...

Por vezes é no "calor dos sentimentos" que se desmascaram as pessoas. Lá no fundinho NS é, mais um de muitos outros.

GD BJ
GR

Tiago Fontez disse...

De vez em quando acontece mijarem fora do penico.ahahah

cristal disse...

Deste-lhe crédito a mais. Foi isso!