quinta-feira, outubro 13, 2005

É inacreditável!

Andava-se, aqui por casa e pela Som da Tinta, numa azáfama por causa da exposição do Roberto Chichorro na Galeria Municipal, até com a satisfação de o termos por cá a "arrumar" o espaço, quando o carteiro nos trouxe o correio do dia e, nele, o Ourém-informação de Setembro, "informação municipal".
Folheámo-lo e detivémo-nos na penúltima página, no título "Programa Cultural 2005-Outubro".
Três acontecimentos para Outubro:
Feira de Antiguidades - a inciativa que tem a colaboração da "Livraria Saber Antigo" (com o que me congratulo...);
I Rota dos Pinheiros - uma simpática organização do BTT Clube dos Pinheiros;
XVI Festival de Bandas de Ourém - organização da Academia de Música de Ourém, que já coloquei na preenchida agenda.
É tudo!
Então... então e a abertura da exposição do pintor Roberto Chichorro, um nome maior das artes em Portugal (e não só, como dizem alguns), no dia 15 de Outubro, na Galeria Municipal, mantendo-se aberta até ao fim do mês? Como é possível que este acontecimento, que é um acontecimento cultural da maior relevância, não seja referido? Ainda se fosse no espaço Som da Tinta se poderia compreender, embora se não aceitasse... mas na Galeria Municipal, cedida pela Câmara, é absolutamente incompreensível e inaceitável!




Roberto Chichorro a descer da Galeria Municipal, depois de lá ter posto os seus quadros, a treinar para ir participar no acto cultural da Rota dos Pinheiros...

10 comentários:

Anónimo disse...

Como é possivel uma coisa destas?
Ourém tem que aproveitar e promover um acontecimento destes.

João Amaro Correia disse...

parece-me que o conceito de cultura da câmara é decalcado das ibnstruções de rangel para a televisão: panis et circencis. uma pena... enquanto não se aperceberem que cultura é [também] pôr o cérebro a funcionar.
enfim... mas não podemos desistir. pelo menos de reflectir.

Anónimo disse...

Como comentar o absurdo?

Anónimo disse...

No comments!!!
Já que estamos numa de acontecimentos culturais aviso que em Tomar dia 5 de Novembro actuam Maria João e Mário Laginha e, em 11 de Novembro, Bernardo Sassetti no cine-teatro paraíso! É só mesmo para passar palavra a quem gosta do género!

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado pela informação.
Vamos fazer uma excursão?

Anónimo disse...

E o Cine Paraíso, para além da óbvia conotação, é um local muito agradável.
Alinho na excursão!

Elvira disse...

Não estou nada admirada. Infelizmente.

Anónimo disse...

OHHHH! Se eu soubesse tinha comprado bilhetes para vocês também! Para o espectáculo da Maria Joao e Mário Laginha comprei na Divisão de Animação Cultural (edificio contíguo aos Lagares d'el Rei)a 10 euros. Mas acho que também se podem comprar no cine-teatro paraíso . Para o Bernardo Sassetti ainda não estavam à venda, mas sei que vão custar 15 euros.

Anónimo disse...

Eis-me de volta, para encontrar este blog cheio de novidades.
No entanto, a situação que este post relata não é, de todo, inédita. Até podia citar exemplos de jornais nacionais que por vezes fazem uma "divulgação cultural" muito semelhante a esta. Enfim, meus caros: são pontos de vista...
:)
E quanto a autarquias, poderei contar o seguinte: um pintor de mérito reconhecido, cujo nome não vou divulgar, foi contactado para fazer uma exposição numa determinada galeria municipal; por simpatia e boa vontade, lá aceitou, mesmo sabendo de antemão que daquela exposição não resultaria qualquer lucro, a nivel comercial; na inauguração, estavam seis pessoas: uma delas era o presidente da Câmara, que ficou à entrada da galeria, à conversa, e nem se dignou dar uma vista de olhos pela exposição.
Acho muito bem que o Sérgio Ribeiro, na qualidade de amigo e apreciador da obra do Roberto Chichorro, se comprometa na divulgação do evento. Caso contrário...
Um abraço e uma festinha ao Mountolive-Gato.
mg

Sérgio Ribeiro disse...

Só um pormenor:
a exposição do Robero Chichorro realiza-se na Galeria Municipal (inauguração às 18 de 15), gentilmente cedida pela Câmara Municipal e o Ourém-informação é municipal e tudo isto me parece muito mal... e eu não me estou a sentir nada bem com isto! E por isso me vou deste para outro blog...
Até logo.
Abraços a todos