terça-feira, setembro 07, 2010

Acabou a Festa deste ano – VIVA A FESTA! - 4 e último

Acabou a Festa 2010. É tempo de acabar com estes respigos. Que poderiam continuar até chegar aí a Festa de 2011. Ficou tanto por ver, tanto por onde ir, tantos camaradas e amigos por encontrar, tanta Festa por viver! E há, ainda, do que foi vivido e vivo está, tanta coisa por contar. Porque está cá dentro, a borbulhar, e não aceita ficar arrumada entre o vivido, o passado, a memória.
.
1. Concertos e exposições
Passei. Passei ao lado deste lado da Festa que, para alguns/algumas é A Festa, para aquelas/aqueles que, andam, de programa na mão, a saltar de espaço para espaço, de palco para palco, seguindo um roteiro pré-estabelecido… e inesgotável.
Passei. Ouvindo e vendo ao longe. Ouvi acordes do concerto sinfónico enquanto caminhava para ser apanhado, no meio de uma multidão perto do lago, pelo Dani Silva, ao longe, a misturar sons do tradicional caboverdeano com jazz, antes de meter pelo pavilhão da ciência para aprender sobre biodiversidade e baldios; ouvi música de luta de hoje e de sempre, no palco do espaço internacional e, no caminho entre os dois extremos da Festa, ouvi cantes porque onde há dois alentejanos há cante, ouvi arraial e ouvi malta já entradota a rejuvenescer ao toque de rock no café concerto de Lisboa, entrevi desenhos no espaço central, espreitei o novo cineavante, não consegui chegar ao avanteatro (fica sempre em falta, em mim que trago o teatro dentro de mim) porque, no caminho, há sempre uma vintena de amigos para um abraço, umas recordações, um reviver de lutas e amizades, ouvi – veja-se lá! – cantar fados de Coimbra em Santarém.
Ver e ouvir, sentado no chão, paradinho, apenas a desfrutar o que tanto gosto, não… isso não aconteceu. E dá-me vontade de voltar atrás e de o fazer. O que eu perdi com o tanto que ganhei em troca!
2. Os debates
Ah! isso sim. Aí estive. Apenas porque fazia parte das tarefas, e elas são, sempre, prioritárias.
Nos debates, estive, forçadamente parado, a apanhar com o sol na cara, solidariamente com camaradas do nosso Partdo, de lutas em que estive e estou, e com camaradas em representação dos PCs de Espanha e da Grécia.
Ali, sentadinho - até e depois de se partir a cadeira em que estava sentado -, a dizer o que fui capaz para ajudar à luta e ao que fazer (transcreverei a intervenção noutra mensagem); também numa apresentação de um livro, apresentação por que fui responsável, e responsável fui por uma discussão acalorada e daquelas que mostram como somos o contrário – bem ao contrário! – daquilo que dizem sermos, discussão que vinha de antes e continuará para além da Festa porque vai ao fundo da nossa base teórica (estatutária), ao âmago da nossa ideologia, da formação contínua e continuada em que temos de estar empenhados. Com prioridade
3. O comício
O comício na Festa não é nenhuma inventada rentrée, macaqueada em versões da comunicação social, ao serviço de mostrar todos os partidos como sendo iguais. O comício da Festa… é o comício da Festa. Único. Incomparável. Já o vivi no meio da mole imensa de amigos e camaradas, tenho-o vivido, nos últimos anos, de cima do palco 25 de Abril a ver um panorama impressionante (ah!, como se espantam os delegados estrangeiros!), impressionante de gente, sempre mais gente, de cor, de massas vivas, atentas, participantes, cobrindo todo o espaço da Festa. Preparando-nos para a luta de amanhã, com a força que ganhamos hoje, no comício da Festa, dizendo, pelas palavras do Camarada Jerónimo, sem ambiguidades, que não aceitaremos chantagens de estabilidade governativa (contra nós) por troca de deterioração da situação social (nossa, dos trabalhadores, do povo português).
A Festa da luta. Em luta. Que continua. Contínua!

4 comentários:

Maria disse...

É impossível vermos a Festa toda, como queríamos. Não há tempo...
Por muito que nos organizemos somos sempre desviados, pelas melhores razões :))
Que venha a próxima!

Beijo.

Anónimo disse...

Sérgio,
Como é costume andaste atarefadíssimo na festa. talvez por essa razão não te dei o abraço do costume. Fica para um destes dias. Já percebi que - apesar de caires da cadeira - estás em grande forma. Tendo em conta o local em que estavas, foi "debate" cu.
Um abraço.

João Filipe

Graciete Rietsch disse...

Que lindo post!! A parte 1 corresponde, em parte, ao que me acnteceu a mim, só que eu não o descreveria tão bem! E assim perdi os teus debates a que eu tanto queria assistir.
Mas isso é a Festa e, como tu dizes, o que se perde num lado ganha-se noutro.

Um grande abraço.

Anónimo disse...

"VideoClipe" (esta vida é uma festa) Grupo Musical SANTACRUZ ...
"O melhor espectáculo de musica popular portuguesa da actualidade!!!..."
Youtube http://www.youtube.com/watch?v=FbOd3-EgAco
REALIZAMOS PRODUZIMOS,SONORIZAMOS e Representamos diversos (artistas,grupos,orquestras,bandas,palcos,geradores,tendas,ect...)
http://singraespectaculos.blogs.sapo.pt ou http://singraespectaculos.blogspot.com
_Optar por trabalhar comnosco é garantia de festividades alegres e com um elevado nivel de qualidade.
_ Temos para si "GRANDES ESPECTÁCULOS" aos melhores preços do mercado.
"" FESTAS,ARRAIAIS,FEIRAS,CONCENTRAÇÕES,FESTIVAIS,GALAS,ect... ""
_A experiência adiquirida ao longo dos anos em projetos anteriores permite-nos corrigir erros,preencher lacunas e torna-nos mais eficazes.para fazer frente a um mercado que em cada dia que passa é mais exigente.
Visite: http://sites.google.com/site/singraproducoes ( c/ Packs promocionais e preços online de Vários artistas)
_ Solicite-nos propostas e analize os nossos preços !... Orçamentos: singraespectaculos@gmail.com ou (0351)965032360
Ficamos ao v/inteiro dispor !...