segunda-feira, novembro 19, 2012

XIX Congresso - faz-se caminho ao andar

Num "post" de 8 de Novembro - OUTRA INFORMAÇÃO-esta de base (teórica e prática) - chamava-se aqui a atenção para o avante!, e para a Tribuna do Congresso e para os textos "publicados no âmbito do contributo para o debate dos documentos  aprovados pelo Comité Central para discussão preparatória do XIX Congresso em todo o Partido":

A luta pela Democracia Avançada, pelo Socialismo e o Comunismo: a estratégia do PCP

A propósito do regime democrático e do significado da Constituição da República Portuguesa

Desenvolvimento, progresso, democracia e soberania - A ruptura com a União Europeia

A construção da alternativa política, um processo de luta necessário e possível

Considerei-os muito úteis, excelentes "ajudas" correspondendo ao objectivo afirmado - contribuir para o debate - e confirmando a característica absolutamente ímpar dos congressos do PCP, abertos e democráticos, processo e não realização pontual e mediática, mobilizadores de larga participação e debate e não espécie de concursos televisivos para se apurarem vencedores entre listas, candidatos, nomes e exibições.

O último avante! inclui mais dois desses textos:

A luta pelo socialismo em Portugal

Sobre a NATO, a soberania e a paz

Sem prejuízo da leitura e debate dos documentos em debate, antes contribuindo para esse debate, pelo nosso lado já estão militantemente lidos, sublinhados, anotados. Estudados enquanto contributos para o debate colectivo. Para o (e para além do) XIX Congresso. E não só "entre nós". Patrioticamente.

2 comentários:

Olinda disse...

Sao estes contributos,que fazem do PCP,um partido de democracia avancada,diferente dos outros.

Bjo

Graciete Rietsch disse...

Só não contribui para a chamada linha do PCP quem não quer. Todos os militantes, sem exceção, são chamados ao debate.E isto é democracia!!!!!

Um beijo.