quarta-feira, novembro 11, 2009

11 de Novembro

Dia de S. Martinho (É pelo São Martinho que um homem descobre como em-velho-sou) .
Dia da Independência de Angola, em 1975 (unilateral, depois de Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Princípe, Cabo Verde... uma história para contar!)

De José Luandino Vieira: «Cantarei 0 herói, o que sempre exemplificou seu povo, vida e morte e luta, o dos cinco combatentes. Mas quero depois esquecer tudo, não vou de reinventar a verdade. Tem documentos, papéis passados e guardados, recebidos nas mãos de um jornalista, um mulato oxigenado no sotaque português, na estrada que de Benguela sobe na Serra de Xicuma, naqueles dias ímpios de 75, quando a nossa pátria, acantonada num quintal, era só de bandeira e hino.»

5 comentários:

Maria disse...

E neste dia de 1975 estávamos na Voz do Operário a comemorar, ouvindo directamente o discurso do Presidente Agostinho Neto e a ver o içar da bandeira do MPLA... quando cantávamos 'o MPLA é o povo, o povo é o MPLA'...

Beijo

CS disse...

A gente não envelhese! Era só o que nos faltava!
Maria - e o soares a babar-se de raiva.

samuel disse...

"quando a nossa pátria, acantonada num quintal, era só de bandeira e hino"

É muito bom!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Onde estás tu, agora, Angola de AGOSTINHO NETO? Um beijo.

Justine disse...

Só com essa citação, apetece correr já para o livro e começar a devorá-lo. Mas vou esperar pacientemente que o acabes...enquanto saboreamos ternamente o envelhecimento:))