terça-feira, novembro 03, 2009

Nota sobre trabalho (e reflexão) em curso

Terminada uma fase de um trabalho - está feita parte relativa aos resultados nacionais, por distritos, e aos distritais de Santarém - com base nos resultados das eleições de 2009, em confronto com as anteriores, os números (e o excell) confirmam que há um eleitorado estável na CDU, e um eleitorado flutuante que oscila entre os outros partidos (um ou uns descaradamente apoiados para “segurar” esse eleitorado flutuante, e impedir que passe a estável na CDU, ou, se necessário, criados com essa finalidade), oscilando consoante as… conjunturas.
Mesmo em zonas em que uma parte deste eleitorado a que chamo flutuante parecia estabilizado numa postura “clubística”, verificam-se mudanças, nalguns casos inesperadas, esbatendo uma anterior clivagem entre uma direita e uma dita esquerda que faz política de direita ou não assusta as forças dominantes.
Grande descoberta? Claro que não! Mas o que importa, para o meu objectivo, é ver - a meu juízo e proposta de reflexão - onde e porquê se conseguiu levar a luta ao voto e tornar o eleitorado estável tendencialmente crescente, ou se verificaram casos de sinal contrário.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Creio que há casos e casos. Há aqueles casos em que as pressões tremendas, os acontecimentos terríveis inventados à última hora, a Igreja... fazem vacilar as pessoas. Mas há também os estáveis que nada demove e que,julgo,vão creacendo. Espero sempre com ansiedade as tuas análises. Um abraço carregado de esperança.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, camarada Graciete. O teu estímulo é muito importante para mim.

Abraços

Anónimo disse...

Este teu trabalho é extremamente útil porque permite um melhor conhecimento desse fenómeno tão complexo como são as oscilações dos resultados eleitorais.
Assim, tornam-se possíveis estratégias mais realistas e formas de abordagem provavelmente mais eficazes.

Campaniça

Sérgio Ribeiro disse...

Assim o espero, Campaniça... porque para isso o estou a fazer.

Um beijo grande