sábado, novembro 28, 2009

O que é que isto do Dubai vai dar?

De repente, quando tudo estava em "retoma", menos o emprego, claro... mas este é uma minudência face à evolução trimestral dos pibes e aos problemas das "grandes finanças" em geral e dos lucros da banca em particular, um enorme sobressalto vindo do Dubai. Quando por cá, nos distraim(os) com outras "cenas", toca de ter ir aos "aparelhos de busca" e ver onde fica essa coisa do Dubai que, ao que parece, está a fazer tremelicar a sustentação da convalescença da ainda mal curada "crise". Felizmente que se meteu o fim-de-semana, e com um Sporting-Benfica!
Agora quem acompanha "estas coisas", põe-se questões.
Como a de ser ou não esta "crise no Dubai", que nos vai - talvez - aparecer na segunda-feira, e no mundo todo, uma espécie de ante-estreia, ou um aviso muito sério para o que pode resultar de estarmos no peak do petróleo (ou estar a chegar lá) pois Dubai representa meia dúzia de magnatas à custa do "ouro negro" que lhes saltou debaixo dos pés e lhes possibilitou negócios das arábias.

E que é isso do "peak", que é mais que, traduzido "à letra" um pico?

Peak Oil será o momento em que a produção de petróleo a nível mundial atingirá o seu máximo. Também se lhe chama Pico de Hubbert, do nome do geólogo dos EUA que primeiro estudou, em termos científicos, a curva de produção dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão gás natural). Vamos a ver o que isto do Dubai vai dar.
E não se pense que estou a brincar...
Isto é muito sério!

2 comentários:

Maria disse...

Tu vais acompanhando a situação e vais explicando aqui, não vais? Para a gente perceber melhor...

Beijo

Fernando Samuel disse...

Muito sério, sem dúvida.
Um abraço.