terça-feira, novembro 17, 2009

O DESEMPREGO. Porquê?

.
Do INE:
«A taxa de desemprego foi de 9,8% no 3º trimestre de 2009

.
- 3.º Trimestre de 2009
17 de Novembro de 2009

.
Resumo
A taxa de desemprego estimada para o 3º trimestre de 2009 foi de 9,8%. Este valor é superior ao observado no período homólogo de 2008 em 2,1 pontos percentuais (p.p.) e ao observado no trimestre anterior em 0,7 p.p.. A população desempregada foi estimada em 547,7 mil indivíduos, verificando-se um acréscimo de 26,3%, face ao trimestre homólogo, e de 7,9% em relação ao trimestre anterior. O número de empregados diminuiu 3,4%, quando comparado com o mesmo trimestre de 2008, e 1,2%, relativamente ao trimestre anterior.

___________________________________________________________
.
Esta notícia (da maior importância, até pelo aspecto psicológico dos dois dígitos, de que se está à distância de 0,2 p.p) já foi hoje tratada na comunicação social - tanto quanto a «face oculta» o permitiu... -, com alguns comentadores... a comentar!
Por acaso, hoje mesmo, estava a sublinhar uma passagem do Tomo V (Livro segundo) de O Capital:
.
«(há que) admitir que a parte do capital-dinheiro recém-formado transformável em capital variável encontra sempre [previamente] a força de trabalho em que se há-de transformar.» (pág. 534)
.
e fui buscar, por me parecer relacionado, um anterior sublinhado, resultado de uma procura de apoio às leituras em que estou :
.
«A diminuição do capital variável (que compra força de trabalho) relativamente ao capital constante (que compra mercadorias-meios de produção), que se verifica paralelamente ao desenvolvimento das forças produtivas, estimula o crescimento da população operária e, ao mesmo tempo, cria constantemente uma sobrepopulação artificial.» (do cap. XV do Livro terceiro, ainda por traduzir nas edições avante!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Clarinho como água (até para mim).
Marx continua actualíssimo, talvez demasiado (atrevo-me a dizer).
E depois chamam-nos sectários por vermos e dizermos as coisas como elas são na verdade.
Desconfio que só com cataratas gostariam de nós.Ou se calhar nem assim.

Campaniça

Unknown disse...

sérgio... a música do Fausto diz tudo...
http://www.youtube.com/watch?v=Ek4JeIYHxOM