segunda-feira, novembro 09, 2009

Isto é abusar do gentio

Se num país com regime etiquetado de comunista, se levanta um muro, não importa saber porquê, que antecedentes houve: é um crime, há que o derrubar... e a culpa é do comunismo. Depois há que aproveitar a efeméride para festejar a queda do muro, perdão do dito comunismo, até porque teima em não cair e até parece que tem toda a razão no que estudou do capitalismo,
Se num outro país qualquer, isto é, não comunista, se levantam muros, eles lá terão as suas razões e, se houver que anatematizar o levantamento dos muros, lamenta-se, toleram-se e assacam-se as culpas aos turcos (ou aos gregos, ou aos cipriotas), aos israelitas (ou aos palestinianos que os obrigaram a isso), aos mexicanos que queriam entrar à “má fila” nos Estados Unidos (a estes, nunca!), aos flavelados do Brasil (e flagelados), aos irlandeses (ora dos católicos, ora dos protestantes, consoante), aos marroquinos (ou aos saharouis), aos africanos (são mais que muitos... os muros, porque africanos vão rareando), aos sunitas, aos talibãs (os muros à volta dos edifícios em Cabul), aos coreanos (mais aos do sul que o terão construido que aos do norte, veja-se lá… porque se tivesse sido ao contrário não faltaria!), nunca a culpa é do… sistema.
Ora vão para o raio que os parta!

Estou farto de muros, e de um em especial. Vou ficar 20 anos sem falar de muros, tal a dose.

13 comentários:

Maria disse...

Foi uma 'overdose'. Indecente, mentirosa e manipuladora.

Beijo

cetautomatix disse...

Se eles fossem para o raio que os parta, como tu desejas, o que nos restaria para nos entretermos? :-)

samuel disse...

E se fores ver o meu estabelecimento daqui a uma hora... levas mais uma dose.
Olha... vem mas é ao lançamento do livro e de passagem traz o Cid, que está mortificado por não poder vir assistir... e depois jantar umas migas, que parece que é o que anda no ar... :-)))

Abraço.

GR disse...

Um outro 9 de Novembro
9 de Novembro de 1938, milhares de Livros foram queimados,milhares de homens, mulheres e crianças foram levados para Campos de Concentração, milhares de outras coisas horríveis aconteceram.
9 de Novembro de 38 foi a "Noite de Cristais"
9 de Novembro seja de que ano for, é um dia triste!

Bjs,

GR

Manuel Rodrigues disse...

E, claro, há um muro (a verdadeira causa de todos os muros)que eles jamais desejariam ver abatido: o muro que divide os homens em classes sociais antagónicas e permite que os senhores do capital continuem a explorar, livremente, a imensa maioria da humanidade. Porém, mais tarde ou mais cedo,esse muro tombará, porque o ideal comunista não ficou soterrado debaixo das pedras do muro de Berlim. E é um ideal com uma força invencível.

José António Silva disse...

Tem razão o seu escrito-grito que eu partilho!

amigona avó e a neta princesa disse...

Pois! Não há pachorra!
Mas temos que denunciar a mentira, a calúnia, a manipulação!
Abraço

Anónimo disse...

E a "nossa" querida tv, paladina do pensamento único, ainda agora, às 7 da manhã, quando a liguei, já estava a bombardear-nos com imagens e palavras dos grandiosos festejos de ontem à noite junto às Portas de Brandemburgo.
Se isto não é lavagem ao cérebro...

Palavra de honra, nunca mais jogo ao dominó.

Campaniça

Sérgio Ribeiro disse...

Mria - "overdose"... dizes bem.
cetautomatix - mas o que eles querem é entreter-nos... rai's os parta.
samuel - li... mas não comento, a não ser daqui a 20 anos.
E que programa! Estou em negociações...
GR - Olá, amiga camarada. Como vais? Não tinha esse 9de Novembro nas efemérides, mas vejo (na agenda da JCP) que é também o dia mundial contra o racismo.
Manuel - Subscrevo inteiramente. Obrigado.
Amigona avó eneta princesa - Claro que temos. É nossa obrigação. Mas durante 20 anos vou ver se consigo não falar no... isso!
Campaniça - Que injustiça! E o dominó que é um jogo simpático. Era o jogo do meu avô materno.

Abreijos para todas/os

Justine disse...

Isto é assunto sério, mas fizeste-me rir com o teu texto:))

Antuã disse...

Estou farto deles, só mandam vir e não fazem nada, para além dos crimes, é claro.

Luís Neves disse...

Não tenho muros à volta da minha casa, outros têm. Tinha um muro de suporte de terras nas traseiras mas caiu com o último inverno - estará alguém interessado nos seus pedaços?!
um abraço de betão

aferreira disse...

-Há muros & muros. Os da "justiça" do capital e seus servidores, quer estejam ou não de torno.

aferreira