segunda-feira, dezembro 09, 2013

Reflexões lentas - a propósito

Nada fazemos sozinhos. Cada um de nós de per-si ou os grupos a que cada um de nós pode pertencer, muito pouco pode fazer pelo que se defende e luta se se esquecer que precisa(mos) de outros para conseguir os objectivos por que se luta(mos).
Entre as muitas lições que o camarada e Mestre Álvaro nos foi dando, e nos deixou!, esta é uma das mais importantes, na esteira de outros que, como ele – e seus Mestres – foram.
Por isso a saliência sempre dada à “política de alianças”.
Sobretudo pelo esclarecimento, e para tomada de consciência, das massas. Que são o motor da História, e que, na sua complexidade, têm diversas (in)formações, sofrem pressões constantes e manipuladoras, em que domina quem domina os meios de comunicação, quer formais quer informais.
Estar com os outros, fazer com que outros estejam connosco, através da insistência e persistência do esclarecimento e da verdade contra a mentira e a manipulação, é uma necessidade intrínseca para quem – só e/ou com quem se associa num mesmo denominador comum – luta pelo progresso social, contra a exploração de seres humanos por outros seres humanos.
Mas essa necessidade exige a devida ponderação e treino de uma atitude de convivência e respeito mútuo no plano individual, ou de política de alianças enquanto grupo ou partido.

E há uma premissa indispensável, que é a do respeito próprio, que leva à exigência de uma afirmação, explícita mas não exibicionista ou arrogante, do que nos identifica, isto é, do que nos dá identidade… e nos leva à procura dos outros, e de com eles conseguir alianças claras para fins claros.                                                                                                                             

2 comentários:

Antuã disse...


Excelente esta reflexão.

Graciete Rietsch disse...

É importante esclarecer e ouvir as opiniões de todos, respeitando-as, mas não abdicando da nossa identidade. E assim se devem fazer as alianças, bem necessárias para que se possa caminhar para o nosso objetivo que é a construção de um mundo melhor em que desapareça a exploração e as desigualdades criminosas.

Um beijo.