domingo, julho 05, 2015

RESULTADOS

Os resultados estão a chegar, a antecipar-se pelas sondagens à boca  das urnas, a fazerem ganhar consistência a vitória do NÃO.
Outros que fazeres (teatrais...) e demoras no arranque do computador impedem que estas notas sejam passadas "a limpo" quando e como foi desejado. Antes de se saberem os resultados ou de haver previsões consistentes...
 
Quaisquer que venham a ser os resultados, este referendo veio, mais uma vez mas com toda a clareza, pôr em causa a União Económica e Monetária e a União Europeia.
Importa lembrar que não é a primeira vez que os povos dizem (ou podem dizer) NÃO aos caminhos de integração que nos trouxeram a esta situação (ou situações). Os noruegueses, os dinamarqueses, os franceses, os holandeses, os irlandeses fizeram-no. O que também importa lembrar é que não faltaram artifícios e manobras e criação de casos particulares ("opting outs") para se continuar a avançar... apesar desses "nãos".
Mais uma vez há que pôr em causa a UEM, o euro e o BCE,  a própria União Europeia. União Europeia que, insiste-se mais uma vez, não é a Europa.

Com estes resultados, que estão a surpreender pela resposta à chantagem e à ingerência, tudo está posto em causa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pena mesmo é o PC grego não estar associado ao não, nem ao sim, é verdade, nim tão simplesmente.

Sérgio Ribeiro disse...

Congratulando-me com os resultados, por ser um NÃO ao SIM e bem explícito na sua dimensão, reitero o que "postei" 4ª feira, 1 de Julho, com o título Referendo alternante.
E estou a ouvir cada um e cada uma... 'Inté arrepia!