sexta-feira, abril 14, 2017

Surpresas em França?!

Sem me ter aguçado o apetite (J), transcrevo o ponto 9. do Expresso curto desta manhã:

« (…)
9. Estão quase aí as eleições em França

Esta semana, e quando já faltam poucos dias para as decisivas eleições presidenciais em França, temos três textos, que fazem a abertura da seção internacional do jornal. Deixo-lhes os títulos, para aguçar o apetite:

-“Novo De Gaulle precisa-se. Pode ser Macron?” (sobre os últimos desenvolvimentos na campanha e as possibilidades de vitória dos vários candidatos)

-A tentação de uma geringonça à francesa (sobre o que se pode seguir às presidenciais em matéria de governação)

-Macron e Hamon dividem PS português (sobre a forma como os socialistas nacionais estão a olhar para o escrutínio).

(…)»

Com dois breves comentários:
·        Como se faz “informação”, sistematicamente apagando nomes que importa não lembrar (o de Mélenchon, por exemplo);
·        A forma capciosa como se refere a alternativa “à portuguesa”, para a qual, aliás, seria indispensável um PCF “à PCP”, que M. Hamon se “esqueceu” de visitar quando veio a Portugal em visita ao PS português.

E um trecho de contratexto (de El País):

·        «(…) Prova do alarme suscitado pela hipótese Mélenchon, o Le Figaro, o grande diário da direita francesa, dedicou-lhe a capa de ontem com uma manchete de impacto: “Mélenchon: o delirante projeto do Chávez francês”. Mélenchon está em sintonia com a nova esquerda europeia, do Podemos na Espanha ao trabalhista britânico Jeremy Corbyn, mas também reconhece sua inspiração na esquerda latino-americana. O Le Figaro observa que, por ocasião da morte de Hugo Chávez e Fidel Castro, ele visitou a estátua de Simón Bolívar, às margens do Sena, perto da Ponte Alexandre III. (…)»


1 comentário:

Justine disse...

Choca-me sempre esta luta sem regras, sem ética, sem honradez!