sábado, outubro 30, 2010

Só truques! (2ª edição)

Às 02:04 do dia 20 de Outubro próximo passado, "postei" uma mensagem a que dei o título Só truques!, que o que aconteceu até agora veio confirmar inteiramente. Tem sido o que então, ao abrir o que escrevi, chamei cenário (ou cena!). E não é para me gabar. Nem um niquinho. Era tudo mais que previsível...
Às 23:19 do dia 29 de Outubro, ontem, com foto em telemóvel e todo o ridículo acoplado, teve lugar um episódio tornado crucial na "cena" (ou cenário!).
Foi um acordo de menos uns milhões de euros. Mas, estando tudo aparentemente acordado, à revelia do órgão chamado Assembleia da República, o "chefe" do Grupo Parlamentar do PS já se veio congratular com o acordo e, a instâncias jornalísticas, afirmar que os tais milhões a menos na receita terão de ser compensados por milhões a menos na despesa. Aliás, como o disse o ministro das finanças que, depois de afirmar a sua irredutibilidade quanto ao défice de 4,6%, tinha de de dizer qualquer coisa como essa senão só podia dizer outra: demito-me! Mas disse isso e disse mais (e aí é que está o busilis): disse que a compensação também pode ser por aumento da receita fiscal ou por uma solução mixta. "Quer-se dezer"; depois do acordo, ainda está de pé a possibilidade de aumento do aumento da receita, que era a "chave" do acordo.
Apenas uma nota, em cima da hora (às 22:11), para confirmar e sublinhar toda a trucagem e que, no meio desta "cena", os deputados e quem os elege - isto é, o povinho e os seus representantes - pagam o bilhete, enganam-nos no espectáculo dando-lhes gato por lebre e, em vez de lhes devolverem o dinheiro do bilhete, ainda terão de pagar mais à saída!

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

São só truques para enganar o Povo.
E se se abolissem as eleições, já que o Parlamento não serve para nada? Sempre se poupava alguma coisinha.

Um beijo.