sábado, novembro 08, 2014

Falemos de... (1)

/ de Novembro

foi ontem!


  • Há dois anos,em 2012 (como todos os anos), assinalou-se aqui a efeméride:


7 de Novembro de 1917, como há um ano, como há 95 anos




















A "Revolução
das Revoluções"

"A classe operária não esperava milagres da Comuna. Ela não tem utopias, feitas por decreto popular, para introduzir na situação. Ela sabe que para realizar a sua própria emancipação, e, com ela, essa forma superior de vida para a qual a sociedade actual tende irresistivelmente, dado o seu próprio desenvolvimento económico, terá de passar por longas lutas, por toda uma série de processos históricos que transformarão completamente as circunstâncias e os homens."

K. MARX
A guerra civil em França

Milagres?
Nem da Comuna,
nem da Revolução das Revoluções,
nem da do 25 de Abril.
nem das que...!
«... longas lutas,
... uma série de processos históricos
que transformarão completamente
as circunstâncias e os homens.»


  • No ano passado, a 7 de Novembro, foi aqui colocado:

Recebeu-se e transcreve-se 
(e ir-se-á... se não houver nascimentos que o impeçam):
convivio-9nov2013
«No sábado, 9 de Novembro, às 16h30, no Clube Estefânia, vai realizar-se um convívio comemorativo dos 96 anos da revolução russa de Outubro, que deu início à construção do socialismo, sob a direcção do Partido Bolchevique e de Vladimir Ilitch Lénine.»

e comentou-se que, tendo havido nascimento (bem-vinda Oriana!), ele não impediu a participação no convívio porque se conciliaram os horários.

  • Este ano, o 1º aniversário da Oriana (foi bom!) e os 90 anos da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, as deslocações (ou teria sido a menor capacidade de conciliar coisas e horários?...), provocaram este dia de atraso na assinalação de uma efeméride inapagável.