sábado, novembro 15, 2014

Morreu o Zé!

A mensagem veio. Esperada. Nem por isso menos brutal. 
Morreu o Zé. 
O José Casanova, o amigo, o camarada. 
O homem que melhor confundia duas características que o identificavam: o camarada, o amigo.
Morreu um ser humano bom. Comunista. Imprescindível.


«(...) Aproxima-se a freira mais idosa, presumivelmente a madre, já serena, embora com sinais de preocupação no rosto, Como podemos ajudá-lo, meu filho? - pergunta numa voz suave, Indicando-me a saída e emprestando-me algum dinheiro - responde ele.
Espere um momento - diz a freira na sua voz suave, e encaminha-se para a porta, depois pára, fixa o rapaz, corre os olhos pelas três religiosas, duas delas muito jovens, parece reconsiderar, reconsidera: Venha comigo - convida, sorrindo-lhe, seguem pelo corredor que ele já conhece, de um nicho, onde uma Virgem Maria sorri tristemente, a freira tira uma pequena caixa de madeira cujo conteúdo, uma dúzia de moedas diversas, vaza nas mãos abertas do foragido. É pouco, mas é todo o que temos - desculpa-se. (...)»
(pág.63 de Aquela Noite de Natal, de José Casanova)   

5 comentários:

Unknown disse...

Mais um amigo que parte !
Daqueles que,sempre farão falta a nós e ao Partido!

Fel de cão disse...

Lamento que tenha perdido um camrada e um amigo. É assim a vida. Continuar a lutar pelos ideais que, sempre, defendeu é o que nos resta. Se assim for continuará sempre vivo. Abraço.

samuel disse...

Um forte abraço, Sérgio!

José Rodrigues disse...

Num cinzento e frio Novembro,o Zé foi no Caminho das Aves,sem esperar por uma Noite de Natal,nem pelo Tempo das Giestas.A luta continua!


Abraço

GR disse...

Já tanto se disse e eu continuo sem palavras para descrever esta DOR!

Um Beijo,

GR