sexta-feira, novembro 28, 2014

Reflexões lentas - os incómodos dos "intocáveis" e as pedradas anacrónicas



no SAPO (Económico):

Sócrates:
Cartoon no Avante
incomoda PS

MARIANA ADAM


Sócrates: Cartoon no Avante incomoda PS

Avante ‘coloca' Sócrates atrás das grades num cartoon publicado na última edição do jornal oficial do partido. PS reage com desagrado.
O PS não gostou do cartoon publicado no Avante, jornal oficial do PCP, em que o retrato de José Sócrates aparece como tendo sido captado atrás das grades. Na legenda lê-se: "O PS diz que não corta fotografias da sua história. Mas...podem actualizá-las?".
Na reacção, fonte próxima de António Costa, que este fim-de-semana é ‘entronizado' líder do PS, disse ao Económico que "o mau gosto não tem comentários".
O próprio PCP tentou demarcar-se da ilustração: "O referido cartoon - com o que reflecte de expressão própria de um autor a propósito deste ou daquele facto de actualidade - não altera nem substitui a posição do PCP".
A mesma fonte oficial dos comunistas remeteu para as declarações em que Jerónimo de Sousa pediu que "não sejam feitos julgamentos ou precipitados" sobre a detenção de José Sócrates. "Recusamos fazer qualquer comentário que tenha uma componente de julgamento prévio", lê-se nas declarações feitas pelo líder comunista e transcritas também na edição do Avante. Mas a primeira ‘pedra' chegou (talvez inesperadamente) de um órgão oficial comunista.
______________________________________
COMENTÁRIO:
Embora não fosse decisão minha, ou até disciplina (partidária ou outra) a de que seria sujeito voluntário, não me referi (ainda!),  aqui, directamente ao caso Sócrates, tendo, não obstante, reagido a uma expressão que considerei uma "pedrada" despropositada de António Costa, reveladora do seu anti-comunismo. 
Não o terei feito por considerar que a situação é demasiado séria para se tratar com leveza, e porque não gosto de fulanizar o que não é senão reflexo de condições criadas para que aconteça o que vai acontecendo (as ocasiões que fazem os ladrões... embora só os ladrões as aproveitem). 
Cito-me: "A corrupção está no ADN do capitalismo,  a promiscuidade é a sua vocação e o clientelismo voctacional" (os casos personalizados, os nomes, apenas interessam para ilustrar... e se ilustram!)".
Como militante sem quaisquer responsabilidades (partidárias ou outras) que consintam que se atribua às minhas reacções outro significado que não o de posição pessoal, reagi ao que António Costa entendeu referir-se como "práticas estalinistas", e reajo também agora ao que se chama, até anacronicamente, a "primeira pedra". 
Já que há democracia a encher tanta boca que não parece saber do que fala, que se reflicta sobre o "incómodo" que um "cartoon" terá provocado, e o acinte de considerar que se atirou a primeira pedra do lado que é alvo de frequentes e sucessivas pedradas.
E termino com inocentes perguntas: Não é verdade que Sócrates está atrás de grades?, e quem o pôs lá?, foi a Justiça, ainda que só preventivamente, ou foi a imaginação criativa de um cartoonista  fazendo "julgamentos precepitados"? 

1 comentário:

Olinda disse...

O Costa devia estar incomodado pela vilanagem que tem percorrido o seu partido,devia estar muitîssimo incomodado por ter um alto responsâvel atrâs das grades,e tem muito que se incomodar,pois circulam pela Internet,dezenas de cartoons humoristicos sobre a prisao de Sôcrates,e na sua maioria,nao sao de comunistas.Estava mal habituado com a polîtica dos acima-da-lei.

Bjo