terça-feira, agosto 16, 2011

Há coisas que não entendo, corrijo-me: não aceito!

Serei antiquado, obsoleto... o que quiserem, mas gosto das festas das nossas aldeias, apesar de alguma descaracterização que nada tem a ver com actualização e modernidad.
Para mim, 14 e 15 de Agosto são os dias da festa do Zambujal. Há décadas (porque já foram o fim de Setembro, ou até dentro de Outubro... por causa da água-pé) que assim é. Sem esquecer, antes valorixando, as de outras terras cá da terra, como na Gondemaria ou na freguesia da Piedade.
Este ano também foram, e são, os dias da festa do Zambujal!
Mas, para surpresa (oh! ingenuidade), fui vendo cartazes e enorme publicidade a uma iniciativa municipal-privada, com a vinda a Ourém do Tony Carreira, e outras "vedetas". Ao Parque Linear, em promoção de uma grande superfície em concorrência com outras.
A da Piedade nem houve, como festa na cidade de Ourém, a do Zambujal sei que houve (estive - e estou - lá), aguentou-se - teve até o momento da Filarmónica Oureense, que aplaudo e faço todos os votos, e contribuirei como puder para que não deixe de haver - mas com essa fortíssima competição.
Acho mal, acho muito mal.

3 comentários:

samuel disse...

Infelizmente, já é a quase só falta de meios que, involuntariamente, vai fazendo alguma coisa pela genuinidade das festas populares dos pequenos povoados...

Maria disse...

Pois por aqui nem dei pela feira do 15 de Agosto.
Houve uma semana das 'tasquinhas', coisa recente na cidade, mas parece que agora é moda.

Graciete Rietsch disse...

Também gosto muio de festas populares. Mas elas andam tão desvirtuadas!!!!

Um beijo.