quinta-feira, agosto 11, 2011

Lançamento de livro de Rui Namorado Rosa na Festa do avante!

Há tarefas na Festa que são muito aliciantes. Há alguma que o não seja???!
Para este ano, já me calhou o "convite" de participar na apresentação de um livro da autoria do camarada Rui Namorado Rosa, nas edições avante!.
Aceitei-o com todo o gosto, e já estou a tirar muito proveito dessa aceitação. Mandaram-me as provas do original (mais de 300 páginas) e lancei-me à leitura. Melhor diria, ao estudo.
Trata-se de uma selecção de uma trintena de textos de artigos publicados em vários meios, já conhecia alguns mas não me faz mal nenhum ler de novo. E estudar.
Não venho aqui pré-apresentar o livro (de que, reparei agora, nem sei o nome porque não veio cópia da capa e não está referido nas páginas que li... é o livro do Rui Namorado Rosa!), mas vou aproveitar um parágrafo que me pareceu de oportuna divulgação, e anteceder essa transcrição dos títulos dos capítulos que agrupam os textos.

  •  Cem anos para aprender história
  • O Homem em relação com a Natureza
  • O Mundo da economia e o império da finança
  • Entre a Paz e a Guerra
  • Imperialismo: seus limites e alternativas
«(…) A disponibilidade de água é um factor indispensável para a produção agrícola e por tal para as populações residentes e cobiçada, tal como o solo fértil, pelo agro negócio. O Nilo é a mais extensa rede hidrográfica do mundo, sendo a água partilhada por nove países, desde o Mediterrâneo até aos Grandes Lagos no Centro de África. É também significativo que no Norte de África existam os dois mais extensos sistemas aquíferos de água doce (água subterrânea fóssil, não renovável) partilhados por seis países – Arenito da Núbia e Sahara Norte. Estas circunstâncias não são estranhas a disputas, investimentos, e manobras de intervenção por parte das potências estrangeiras que sabem do enorme valor económico desses recursos – escassos à escala planetária e sobretudo nos países “desenvolvidos”. (…) » (pg. 77)

Não há Festa
como esta!

4 comentários:

Maria disse...

Tu não páras!!! E ainda bem...
Já reparaste que a Festa é daqui a 3 semanas?
:))))

Beijo.

cid simoes disse...

E depois as televisões não vão largar o Rui.Pobre Rui, sempre tão badalado nos média.

Graciete Rietsch disse...

Não há festa como esta!!!
Lá estarei e na apresentação do livro de Rui Namorado Rosa, também, em homenagem aos dois, Rui e Sérgio.

Um beijo.

Anónimo disse...

Segundo o Avante! da semana passada, o livro do Rui N. Rosa intitula-se «Crise e Transição Política: Metabolismo Social e Material».