sábado, agosto 06, 2011

Uma nota de 500... €uros

Nota prévia: fui a Lisboa almoçar a casa amiga, e fui de "expresso" e a ler o Expresso. Uma breve notícia, nas "últimas", fez-me fazer o que estou sempre disposto a fazer: sacar da "arma-notebook" e disparar.
Qual o quê? Aquele autocarro é dos que enganam a clientela... não tinha o wi-fi anunciado!
Senti-me lesado, mas nem posso protestar porque a "rede de expressos" não diz que todos os autocarros estão equipados... diz "wi-fi a bordo", diz "ligue-se ao mundo enquanto viaja" (com um computador - e um sorriso - aberto sobre os joelhos), mas também diz "100 autocarros equipados".
Desisti, claro... e terei ido a fazer outras coisas mais urgentes e úteis que "postar" o que, agora, vai abaixo.

Segundo a últimas do Expresso, a Espanha pondera retirar notas de 500 €uros.
Porquê? Para combater o branqueamento de capitais! «Segundo o "Centro Nacional de Inteligência" (?) espanhol, 90% de todas as notas de €500 da União Europeia já foram utilizadas em Espanha.»

Quando em 1997 publicámos o Não à Moeda Única, num dos parágrafos da introdução pode ler-se: « (...) os trabalhadores portugueses poucas notas acima das de 50 euros lhes virão (ou viriam) a passar pelas mãos ou debaixo dos olhos, como aliás já lhes acontece hoje com essa nota de 10.000$ para eles quase invisível (...)», o que nos muitos debates em que participei fui "apimentando", dizendo que se, para se "lavar dinheiro" se pagassem salários em notas de 500 €uros, grande parte dos trabalhadores ainda viriam a ter de dar troco no final dos meses. Isto há 14 anos! Repare-se que, hoje, ainda se regateia o salário mínimo nacional  que não chega a uma nota dessas.
Por outro lado, com a criação desta nota, passou a ser muito fácil transportar grandes quantidades de capital-dinheiro em pequenas pastas ou maletas. Ou "lavar" uma operação de tráfico criminoso com a compra de uma ou duas embalagem ou de detergente ou outros produtos numa grande superfície e receber, das caixas, o troco de uma nota de €500 em notas mais pequenas e moedas! E de cada compra destas ficar-se com mais de 400 €uros imaculados...

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Nunca me tinha passado pela cabeça semelhante hipótese. Mas que é possível, lá isso é.

Um beijo.