sexta-feira, agosto 12, 2011

Mais uma. E GRANDE

Para começar bem (é como quem diz...) o dia, para preencher a manhã, o sapo - como toda a comunicação social - veio informar o que o dr. Vitor Gaspar (temos cá uma sorte com os vitores...) apresentou como serviço aos da troika de fora, todo satisfeito pelos elogios que terá ouvido pelas suas prestações, e sempre disposto a fazer melhor, isto é, pior!.

«Vítor Gaspar

Governo aumenta IVA no gás natural e na eletricidade (Sol)

O IVA no gás natural e na eletricidade vai passar da taxa mínima para a taxa normal, a mais elevada, de 23%. Com esta medida, o governo espera arrecadar 100 milhões de euros.
-------------------
Isto é, vai haver mais um aumento para a gentinha. Desta vez, também neste produto (o gás natural) que nos foi metido em casa há uns anitos, com um aumento de 6% para 23% de IVA, ou seja, um salto de 17 pontos percentuais, o que corresponde a 283% de aumento no imposto indirecto, cego como dizia o outro, ministerialmente plagiando o que sempre se disse sobre os impostos indirectos.
O que é uma barbaridade: 17 pontos percentuais e 283% de aumento no imposto cego, atingindo despesas dificilmente compressíveis!
E este vi(tor)perino mnistro diz esperar arrecadar mais 100 milhões de euros nesta medida que teria antecipado, orulhosamente, de 2012 para já, para o último trimestre de 2011.
Mas não nos iludamos. O objectivo do aumento da receita é de segunda ordem. O objectivo de primeira ordem é atacar as populações, as gentes, os trabalhadores, os que menos podem. A quem, depois, se lançarão migalhas de caridade.
Assim se destrói a "lógica" dos direitos, dos serviços públicos, das funções sociais e económicas do Estado, como sociedade organizada, na pura e dura transferência do que a relação de forças sociais teria conseguida com a luta para os estratos possidentes, na actuação como conselhos de administração dos colectivos nacionais, das sociedades por (n)ações. (Marx e Engels escreviam, em 1848, que "o moderno poder do Estado é apenas uma comissão que administra os negócios comunitários de toda a classe burguesa"), Mas esse conselho de administração, essa "comissão", não funciona no vácuo. Há uma relação de forças. Não fazem o que querem e como querem! Por isso a comunicação social é tão decisiva na formatação das mentes. Informe-SE!

4 comentários:

trepadeira disse...

Bem,sff.,

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Dia a dia as novidades vão aparecendo, mais troikistas que a troika!!
Em que fosso nos meteram!!!!
Espero que,desta vez, as mentes se abram um bocadinho.

Um beijo.

GR disse...

Vamos começar andar às escuras e a cheirar mal?
Sem luz, sem banho, sem paciência para os aturar.

Não sei se me irrita mais o ministro que é gago (daí falar tão devagar) se o povo que votou neles!

Bjs,

GR

samuel disse...

Sonso perigoso... e com ideologia, segundo ele próprio afirma, não é?

(Que bela tarde!!! Obrigado!)

Abraço.