sábado, março 31, 2012

O(s) Dia(s) do Estudante - adenda

A publicação do “post” sobre o dia do estudante terá provocado algumas dúvidas. Não valerá muito a pena, mas apetece acrescentar… leia-se o que escrevi sem segundas intenções, como escrito foi.
E, a propósito do merecido destaque aos 50 anos de Março de 1962, que desejo ver alargado aos 50 anos de Maio de 1962, reproduzo o ponto 7. de um testemunho que me foi pedido sobre Francisco Pereira de Moura, e que escrevi com o muito respeito e admiração que a memória daquele professor me merece.

«7. E, desses tempos mais recuados, guardo a imagem de Pereira de Moura (e de Lindley Cintra), numa noite de 1962, a palestrarem com o comandante da brigada policial encarregada de invadir a cantina da Cidade Universitária, onde estudantes faziam greve da fome e muitos outros os acompanhavam, os dois procurando dissuadi-lo da invasão, prisões e identificações sequentes. Fui testemunha dessa cena ao retirar-me furtivamente da cantina – depois de ter convencido Ribeiro de Albuquerque a fazer o mesmo –, cumprindo decisões partidárias no sentido de evitar consequências políticas decorrentes da nossa presença, solidária com os estudantes, naquele local.»

Pareceu-me adequado juntar esta nota no testemunho pedido e que espero (tenho esperança…) de ver um dia publicado. Mas lembrar Pereira de Moura (e outro professor, Ribeiro de Albuquerque) não é cómodo nem fácil!


 
 

 
 
 
 
de 1977

Sem comentários: