quinta-feira, março 08, 2012

8 de Março - Dia da Mulher - 2012 - 2

Saúdo-te, hoje, mulher, no dia que dizem ser o teu. Saúdo-te com a alegria de quem inclui, nas suas pequenas-grandes lutas, a luta contra as discriminações, a luta contra a desigualdade social entre o homem e a mulher.
(E são já tantos e tão diferentes, os anos desta luta!)
Saúdo-te, mulher, porque neste dia, te sentes mais diferente e mais igual, mais diferente porque tu és mulher e eu sou homem, mais igual porque este dia é um dia de afirmação, de afirmação de que temos os mesmos direitos.
E desejo-te que o dia de hoje seja um dia feliz para ti, mulher.
Mas também te saúdo com tristeza. Porque sei que, se te perguntasse

porque é que o dia 8 de Março
é o dia da mulher?

me olharias espantada e, se me respondesses, dirias um sei lá... convicto e indiferente.
E não podes imaginar quanto me custa que, para ti, seja este dia  um dia igual ao de S. Valentim ou outro qualquer desses, outro qualquer desses dias em que os pequenos comerciantes aproveitam para tentar atenuar a crise - a sua, a dos pequenos…

Há 155 anos – porque foi em 8 de Março de 1857 –, 130 mulheres teriam morrido queimadas num incêndio, num incêndio provocado contra elas, fechadas numa fábrica em Nova Iorque, impedidas de sair, apenas(!) por lutarem por uma redução do seu horário de trabalho, de 16 horas diárias, para o máximo de 10 horas, por quererem um horário igual ao dos homens.
E quantas mulheres, antes e depois desse dia de 1857, lutaram e lutam por direitos seus, de mulheres trabalhadoras.
E foi uma mulher, Clara Zetkin, que nascera em 1857, que, no dia 8 de Março de 1910, em Copenhague, ao presidir à 2ª Conferência international das mulheres socialistas, propôs a criação do dia international das mulheres, dia de manifestação anual para lutar pelo direito de voto, pela igualdade entre os sexos, e pelo socialismo.

Divirtam-se, gozem a liberdade tão duramente conquistada (porque, por exemplo, antes do 25 de Abril de 1974, a todos estava vedado festejar o 8 de Março), sejam felizes, ao menos neste dia em cada ano…, mas lembrem, num minuto, as operárias de Nova Iorque e todas as mulheres que, como elas, lutaram por um futuro melhor!

Há 155 anos. Faz hoje!



.

5 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Apenas reforço que vale lutar por um Mundo melhor com Homens e Mulheres
Clotilde

Maria disse...

Abraço, à espera do post das 18 horas...

Jorge Manuel Gomes disse...

Excelente, Camarada!

Vou imprimir para dar a ler às "minhas mulheres".
Para que não haja dúvidas, aqui são elas que governam!

Um grande abraço,

Jorge

Graciete Rietsch disse...

Dia Internacional da Mulher.
Dia de luta que nos impõe que não baixemos os braços perante a terrível situação que já vivemos e que tende a piorar muito mais.
Lutemnos pela igualdade de oportunidades, pela Paz e por um País digno.

Um beijo.

olga disse...

Obrigado por nos lembrares, obrigado pelas homenagens. beijos grandes