segunda-feira, março 19, 2012

Tomando balanço... ou uma espécie de acta

em intenção de uma certa Maria

Algumas notas (não só estatísticas ou contabilísticas) sobre a tarde com poemas.
Estivemos, no pequeno Centro de Trabalho de Ourém, sempre mais de trinta presentes e atentos - entre nós, com um comportamento verdadeiramente impecável, a Beatriz e a Leonor, com menos de 10 anos, a acompanharem os pais... ou vice-versa.
Participaram, dizendo poetas escolhidos e poemas seus, 8 dos presentes, além do Miguel Tiago. Daniel Filipe (e o 1º de Maio de 1962), Eugénio de Andrade (e o discurso tardio à memória de Dias Coelho), António Gedeão, José Gomes Ferreira, Bertold Brecht e outros estiveram connosco.
Chegaram tarde, por exemplo, o Nazim Hikmet ("Tentaram/separar-me do meu Partido/Não conseguiram!/Não fiquei esmagado/sob os ídolos caídos"), ou o José Saramago, ou o Ary. Mas sempre a tempo porque sempre connosco... 
E falou-se dos "tempos sombrios" que vivemos. Sem dramatismos. Com alegria por estarmos juntos. Com confiança porque em luta.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Gostava de ter lá estado.

Um beijo.

Maria disse...

E não tendo estado no CT de Ourém, estive. Aqui onde devo estar, porque é preciso, mas lendo um certo livro - os poemas da minha vida - escolhas de um amigo comum. E lá estavam todos os que estiveram convosco, em Ourém. E outros. Porque muitos, e bons, são os poemas da vida do nosso José Casanova.
Obrigada!

Beijo.

Justine disse...

Foi uma tarde excelente!

cristal disse...

Soube a pouco. Mas sempre sabe a pouco aquilo que nos dá prazer.