quarta-feira, março 28, 2012

O MANDA-CHUVA - 3

Tendo-se ficado a saber que em Janeiro de 1972 (pág. 3), o dia 1foi feriado nacional, com dia claro às 8.25 h., que o tamanho do dia  foi de 9 horas e 30 minutos, e que a noite fechou (taipais?) às 20.01, e que houve feiras em Caria, Cabeços, Caminha, Flor da Rosa, Fundão, Prado e Serradas, e onde houve feiras em cada um dos dias seguinte, ainda se soube que o quarto minguante foi às 14.31 h. do dia 8, a lua nova às 11.52 de 16, o quarto crescente às 10.29 h. de 23 e a lua cheia às 11 h. de 30.

Mas, de nossa lavra, da equipa que se formou para este trabalho, ficou a saber-se que a 8, em 1642, morreu Galileu Galilei, e resumiu-se a sua história de vida irresumível e que se pretendia (e pretende) esquecida, e que a 21, em 1924, morreu Vladimir Ilitch Oulianov (Lenine), de que se dizia ter sido "um dos mais importantes homens da história do homem", e mais coisas, como ter "dado importante contribuição filosófica para o materialismo dialéctico, explicação do homem e do seu caminho". Ah!, ainda se assinalou que a 31 foi a revolta republicana no Porto, em 1891.

Para preencher espaços (?!), além do anúncio ao "Notícias da Amadora", recorreu-se de novo a António Aleixo:
e uma "gracinha": 

3 comentários:

samuel disse...

Eram atrevidos... :-) :-)

Maria João Brito de Sousa disse...

O nosso poeta Aleixo, pelos vistos, molhou-se todo, mas tem o privilégio de continuar a dizer verdades muitos anos depois de ter deixado de estar entre nós. :)

Graciete Rietsch disse...

A tua gracinha acerta em cheio na vida que estamos vivendo. Estamos a perder a gabardine dos nossos netos.
Não podemos deixar que isso aconteça.

Um beijo.