quinta-feira, março 08, 2012

8 de Março - Dia da Mulher - 2012 - 1

Desde os idos anos 60 (do século passado) assinalo o dia 8 de Março. Como o DIA DA MULHER! Desde então que o faço como entendo dever ser feito a uma data maior, e faço-o publicamente. Por vezes, quando para tal convidado, em debates ou colóquios.
Desde os idos anos 60, porque foi então que tomei consciência da discriminação social a pretexto na desigualdade de género. Tomada de consciência para o que muito contribuiu a guerra colonial e a emigração que fizeram desta pátria (e mátria) uma terra de viúvas de vivos (que excelente título de livro de Joaquim Lagoeiro). E como o este nosso tempo, no meio século vivido, tanto mudou e tão igual é!

Depois que publico este "blog", todos os anos aqui faço essa assinalação: hoje é 8 Março, é o Dia da Mulher! E saem dois ou três “posts” sobre o tema (às vezes, são quatro ou cinco…). Quase sempre com uma ajuda inestimável de um desenho de Álvaro Cunhal, dos que ficaram nuns papéis que iriam para o lixo se Joaquim Pires Jorge não os tivesse salvo e não me tivesse dado o privilégio de os deixar à minha guarda e conservação, e que, com autorização de Álvaro Cunhal, mantenho como dos documentos mais valiosos (isto é, sem preço mas com enorme valor!)

Este ano de 2012, assim será.


E mais dois “posts” irei dedicar ao dia.
Um deles (às 13 horas), recuperando um texto em que tropecei e que foi escrito e publicado para os 150 anos do 8 de Março de 1857, e um outro (às 18 horas) que é o deste ano de 2012, e só deste ano será. Dedicado, com uma enorme gratidão, a uma mulher.

3 comentários:

Justine disse...

Vamos então, juntos, comemorar este dia, chamando a atenção para as descriminações que as mulheres ainda tanto sofrem.
Bom Dia!

trepadeira disse...

Tento não esquecer querer que todos os dias o sejam.

Um abraço,
mário

Maria disse...

No Dia da Mulher, um grande beijo para um Homem que muito admiro!