quinta-feira, março 29, 2012

O MANDA-CHUVA - 4

O mês de Fevereiro de 1972 nem tinha muita matéria para a respectiva página. Apesar de ser bissexto. Ou o grupo de trabalho não o soube aproveitar, com os Jogos Olímpicos e tudo... Foram as feiras todas e as luas e isso, e a efeméride de 25 de Fevereiro de 1867 em que foi abolida a escravatura legal no território português. De que hoje se procuram formas modernas, sofisticadas de restabelecimento....





Pelo que, nessa página de O MANDA-CHUVA, se iniciar um texto sobre Elementos para a compreensão e resolução da crise rural portuguesa contemporânea, que extravasa para mais duas páginas. Texto que nos pareceu (e parece!) da maior oportunidade e pertinência, adequado ao tipo Borda d' água. Da autoria do componente desse nosso grupo, o Blasco Hugo Fernandes, saudoso amigo.
Suspeita-se que terá irritado muito certa gentinha. De então e de hoje.

E será, talvez, a altura (mais uma altura...) de agradecer a amizade e camaradagem de quem nos facultou o disponibilidade desta "nossa preciosidade", de que andávamos - desesperadamente... - à procura, e que, ao fazer-lhe referência num debate sobre livros e editoras na resistência ao fascismo, ao falar da Prelo não se podia deixar de referir, e de lamentar a frustrante busca em que se andava. A resposta deu na quase comovente recepção de um conjunto de 16 fotocópias "scaneadas", que vou saboreando e divulgando. Muito obrigado! 

2 comentários:

samuel disse...

Gostei muito da abolição da escravatura "legal". A outra continuou a andar por aí...

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

É mesmo uma preciosidade bem adaptada aos tempos de hoje.
E, a propósito de escravatura, os candidatos a escravos(os desempregados) são chamados de malandros que não querem trabalhar.

Um beijo.