quinta-feira, março 29, 2012

O Boletim da Primavera do BdeP

Ontem-já-hoje (era 1 e 1/2), antes de "fechar a loja", apeteceu-me comentar as contas da economia nacional (ou as contas nacionais da economia) com que o primeiro ministro nos tinha querido "embrulhar". Fiz um exercício nocturno com números, a partir dos 3,3% apresentados como a queda prevista do PIB para este ano, já com as projecções para 2013 a apontarem para uma ligeira recuperação.
E quis, então,  deixar a ideia de que essa "recuperação" representaria, dados os antecedentes de queda, a manutenção a um nível muito mais baixo que o do ponto de partida deste ano.
Isto sem falar em desconvergência, ou maior desigualdade relativamente à "média europeia", dado o facto do ritmo de crescimento dessa "média" ser superior ao do português (caso houvesse), depois da queda portuguesa ter sido mais desastrosa que a da "média" (quando houve queda desta).
Pois hoje, 29 de Março, foi publicado o Boletim Económico de Primavera, do Banco de Portugal, em que, em vez de 3,3% de previsão de queda do PIB português, ele é 3,4% (no Boletim de Inverno foi de 3,1%) e a projecção para 2013 é de estagnação  (0,0) corrigindo para baixo o ligeiro acréscimo projectado no Boletim de Inverno (+0,3%). E o primeiro ministro veio dizer que está tudo certo, coerente, e etc....

Tudo a piorar. Mas há pior, se se olhar para a procura interna e as exportações! Mas fica para depois.

2 comentários:

Olinda disse...

O primeiro ministro terá noção que já não consegue enganar quase ninguém?Ou pretende enganar-se a ele próprio?
Abraço.

Graciete Rietsch disse...

A derrocada continua, mas há quem ainda aceite estas mentirosas compensações.

Um beijo.