quinta-feira, março 01, 2012

Breves - notícias alcatrazes, perdão, alcatruzes

Portugal

Desemprego em Portugal nos 14,8% em janeiro
Portugal alcançou a Irlanda com a terceira taxa de desemprego mais elevada da União Europeia ao registar uma subida para os 14,8 por cento em janeiro deste ano, mais duas décimas que em dezembro de 2011, segundo dados do Eurostat.
oito centenas de milhar
de homens e mulheres!
fora os que não foram
Eurostatisticados...

Financiamento
Bancos nacionais foram buscar quase 20 mil milhões ao BCE
01/03/12
a que juro?
para emprestar a que juro?
a quem?
para quê? 

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Perguntas pertinentes!!! Mas não conheceremos já as respostas?

Um beijo.

Ricardo O. disse...

Segundo a intervenção do ministro das Finanças, Vitor Gaspar, o Estado irá adquirir à banca 3 mil milhões de euros de dívidas de médio e longo prazo, ainda não vencidas, do Sector Empresarial do Estado e dos municípios. Aquisição de créditos realizada no quadro do acrodo que envolveu a transferência dos fundos de pensões da banca para o Estado no valor de 6 mil milhões de euros (e digo Estado e não Segurança Social de propósito, embora formalmente a responsabilidade seja do Estado-Segurança Social).

Na mesma intervenção o ministro afirma que esta aquisição não implica qualquer alteração das obrigações contratuais das referidas entidades públicas. Ou seja, a CP, o Metropolitano de Lisboa, a Carris, etc. mantém as suas responsabilidades relativas aos créditos contratados.

Diz o governante que, desta forma, conseguirão libertar crédito para a economia. Estamos perante mais areia atirada para os olhos dos mais desatentos! Faalmos dos mesmos bancos que necessitam reduzir o crédito concedido para conseguirem atingir os rácios impostos pela troika e Banco de Portugal e que relacionam esse crédito concedido e o capital prórpio.

Afinal para quem serve esta aquisição de créditos no valor de 3 mil milhões de euros?

Olinda disse...

E a evoluçao do desemprego,é assustador.O facto é que serve para baixar salários e direitos laborais.A história está a andar para trás.
abraço.

Olinda disse...

E a evoluçao do desemprego,é assustador.O facto é que serve para baixar salários e direitos laborais.A história está a andar para trás.
abraço.