"16 dias de acção contra a violência sexista-género" (16 Days of Activism Against Gender-Based Violence) é uma iniciativa internacional que data de 1991, do Women’s Global Leadership Institute. De 25 de Novembro (Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres) e o dia 10 de Dezembro (Dia Internacional dos direitos humanos) procura sublinhar-se que a violência sexista e a violência contra as mulheres constituem uma violação dos direitos fundamentais do ser humano. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho participa numa campanha mundial e chama a atenção para o problema crucial da violência sexual e sexista nas situações de conflito armado e de catástrofe, que será um dos temas da sua XXXIIª conferência internacional. A campanha insiste no facto de que em todo o universo se pode ser vítima deste tipo de violência, ainda que alguns e algumas lhe estejam mais expostos, em razão da idade, de deficiência, de origem étnica, por separação da família, deslocados ou migrantes. As catástrofes exacerbam as descriminações e as desigualdades já existentes,e desencadeiam, muitas vezes, um acréscimo da violência baseada no género durante e após as catástrofes.
Participamos na divulgação desta iniciativa, a partir do texto acima - que não encontrámos em português - e da exposição dos vídeos, dois por dia.
1
2
Participamos na divulgação desta iniciativa, a partir do texto acima - que não encontrámos em português - e da exposição dos vídeos, dois por dia.
1
2
(desenhos de
João Morais Ribeiro)
1 comentário:
E neste principio de séc.xxi,a violencia sexista-género tem-se agravado em quase todo o mundo.É bastante dramática esta regressão civilizacional.Bjo
Enviar um comentário