sexta-feira, julho 01, 2016

Página de um diário

de ontem:

(...) 

… espero o Portugal-Polónia,

&-----&-----&

os quartos de final do Euro do chuto, que me enchem todos os sentidos que estejam abertos ao que esteja aberto a tudo que seja visto e ouvido no que me rodeia.

&-----&-----&

E os meus sentidos estão todos absorvidos, absorvistos e absorouvidos…

&-----&-----&

Calmamente, com indiferença mas atentos, acompanhando a saga, não do futebol-desporto-espectáculo mas dos… resultados, que só estes parecem contar!

&-----&-----&

Lembrado – por um treinador lúcido – que o futebol é das coisas mais importantes da coisas menos importantes, assaltam-me dúvidas “inezinstenciais”:

·        Porque é que no dia 6 de Julho, nas meias finais, sendo o resultado a única coisa que, aparente e evidentemente, importa, não se começa (e acaba!) pelos penalties?
·        Será porque assim, com este circo, se entretem mais a malta desanimada, tão eurocéptica?

&-----&-----&

E assim se fazem negócios chorudos, de muitos milhões, e se apresentam 1ºs ministros e se reservam Presidentes da República para apoteóticas apoteoses.

&-----&-----&

Negócios de que este torneio é a montra-mon(s)truário, e as mercadorias são uns artistas circentes, de que o maior é o “nosso” Ronaldo

&-----&-----&

que, sendo o maior (e mais bem pago e nada precisando de mais montra), parece andar ofuscado, ou encadeado – embora com elevado brio profissional e louvável espírito de equipa ou patriótico, parecendo um juvenil a correr de central para central, destes para guarda-redes e vindo à defesa cortar cantos – ainda assim mostrando algumas pequenas habilidades que só ele... e falhando outras que até eu.

&-----&-----&

E se a sorte, o destino, o acaso, os árbitros e as traves permitirem o dia 10 de Julho em Paris du 14 juillet vai passar a ser melhor (ou pior?) que qualquer outra data e feriado nacional português.

&-----&-----&

Até podem vir, depois com prepotentes sanções (e… dalilas) de comissões ditas europeias que não nos farão comichões, até sorriremos desdenhosamente de declarações ameaçadoras de ministros de finanças "alimões" que… coitadinhos!..., será só inveja porque os campeões seremos nós!

&-----&-----&

olarilas!

&-----&-----&

Se lá vamos, cantando e rindo, de empate em empate até à vitória final (gostei desta... que não é minha) e se, na final, finalmente ganharmos sem ser a penalties, nada mais se conseguirá que adiar sentenças e coisas sérias, muito sérias, que se aproximam e apenas se podem adiar com (cont)habilidades.

&-----&-----&

Estes tempos de Fátima em centenário, de fado acompanhado por orquestra sinfónica, de futebol em euro-histeria colectivizada, com Costas e Sousas muito hábeis, um nos cordelinhos das ilusões/desilusões, outro nos afectos, manjericos e santos populares, não estão fáceis.

&-----&-----&


 Mas são os de hoje… e são os nossos!

2 comentários:

Olinda disse...

Muita boa irónico- reflexão!Coisas pr'á Arca do "Velho".Bom fim de semana.

Justine disse...

Quase me puseste a gostar de futebol, tão boa é a crónica que dele faz mote - para depois voar!