domingo, janeiro 23, 2011

Direitos humanos

A propósito da importantísima viagem do presidente da China aos Estados Unidos, fomos massacrados - informativamente... - com a resposta de Hu Jintao a perguntas sobre os direitos humanos na China. Depois de uma curtíssimo introdução sobre a situação histórica da China, o presidente chinês terá dito que a China tem um caminho a percorrer no que respeita a direitos humanos,
Foi transformada, esta resposta, no mais importante da visita e do encontro com Obama! Em termos de noticiário...
Ainda agora, quando a caminho de votar, ouvia o resumo da semana, lá apanhei com a "bombástica" declaração e os cretinos comentários!
O presidente chinês reconhece que há que melhorar a situação dos direitos humanos na China!
Mas... e nos Estados Unidos?,
e em Cuba?,
e em Israel?,
e em Portugal?,
e em qualqualquer outro país?
Onde, em que país do mundo é que não há que melhorar a situação dos direitos humanos?
O problema, o que é verdadeiramente significativo - além das situações, claro... - é que só se pergunte a uns e não se pergunte a outros, e que haja, da parte daqueles a quem é perguntado, a resposta verdadeira, justa, que os presidentes dos outros não dariam. Se perguntados fossem...
São... as diferenças!

3 comentários:

A Chispa ! disse...

Na China? Em Cuba?

O que você devia dizer, era, que os direitos humanos hoje estão em retrocesso na China, devido ao retorno do sistema capitalista a este país e o mesmo se passará com Cuba caso as decisões politicas recentes de Raúl Castro façam o seu caminho.
Mas para quem encobriu e até enaltecia o que se passava na antiga U.Soviética, realamente não era de esperar outra coisa.

Um Abraço
A Chispa!

Anónimo disse...

A lucidez e a civilidade com que tratou a pergunta que lhe foi feita, demonstra bem o espírito daquele povo que sempre preservou a verdade e o realismo determinado pela história da humanidade. Mao diria o mesmo com a humildade que sempre o caracterizou. O Presidente da China deu uma lição aos arrogantes e hipócritas chefes de Estado e aos jornalistas vendidos do Ocidente.

Maria disse...

Ai que paciência....

Bom dia para ti!