sábado, janeiro 15, 2011

Finalmente... uma ideia!

Finalmente, Cavaco Silva teve uma ideia. E disse-a.
Já se sabia que ele andava a meter a água na sua cabeça, e resolveu, agora, propor a criação do Ministério do Mar. Aliás, logo acrescentou que foi ideia que ele já tivera quando fora 1º ministro. Logo, uma ideia não era nova. Nem original, pois esqueceu-se de dizer que, em 1991, quando no seu (des)governo dos nossos recursos marítimos acelerou o desaproveitamento do que gosto de chamar (também tenho ideias...) a nossa vantagem comparativa relativamente à negociação contínua que o processo de integração europeia, já tinha havido em ministérios do Mar na década de 80 e, agora, há uma Secretaria de Estado do Mar, embora significativamente ligada à... Defesa Nacional.
Mas Francisco Lopes é que - surpresa!!!... - lhe deu a resposta acertada, mesmo na "mouche", ao afirmar, sobre tal escavacada proposta, que o que importaria saber era se tal ideia estava "ao serviço do aproveitamento dos recursos ou da sua liquidação"; e Francisco Lopes recordou que "nas décadas de 80 e 90 já houve ministério do Mar" afirmando que, na altura "grande parte da nossa frota pesqueira" foi destruída.
Para Francisco Lopes, aproveitar os recursos marítimos não pode ser sinónimo de "um género do loteamento dos recursos da nossa área marítima, e de a vender a patacos, como alguns fizeram no passado".
"Alguns, quando falam do mar, hoje, não é para o seu aproveitamento ao serviço dos interesses nacionais, é porque vêm nele mais uma área de negócios", acrescentou.
E eu acrescento, abusando da "qualidade" de mandatário: ou ligado à... Defesa Nacional, que não é nem defesa nem nacional!

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

Não estás a perceber: Cavaco, quando fala do mar, está a pensar no mar da sua desvergonha...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

O mar, um dos nossos enormes re cursos que Cavaco e Companhia foram desbaratando a favor dos seus mandantes.
Para além de tudo o que se lhe possa chamar ainda se pode acrescentar o termo hipócrita.

Um beijo.

Justine disse...

Esclarecimentos úteis, que deviam (poderiam) chegar a toda a gente!

samuel disse...

Há mar e mar... há ir e votar!
Francisco Lopes, claro! :-)))

Abraço.

Anónimo disse...

O Cavaco só com um pedregulho ao pescoço e atirado ao mar.

Zé Canhão

Anónimo disse...

Zé Canhão está de parabéns. De facto o Cavaco merece esse castigo e depois ser salvo e ter direito a uma modesta reforma.