sábado, janeiro 08, 2011

No "carrocel"

Começa amanhã a campanha. Oficialmente.
Por todo o País, há muito que se vive "em campanha". Nós inserimo-la na nossa luta. De antes, muito antes. Que continuará depois. Nas condições em que. Nas condições que o povo que somos criar para si próprio.
Não vou fazer relato pessoal de um contributo. Apenas umas notas para registo.
Ontem foi em Santarém, num debate para jornal e rádio com mandatários regionais. Tudo organizado e publicitado com antecedência, à última hora o mandatário de Cavaco Silva faltou. Uma lamentável demonstração de ausência de democraticidade, de falta de respeito pelos outros.
A primeira pergunta foi: "no máximo de 5 minutos, porque é mandatário dessa candidatura?"
Tenho aqui as notas da resposta:

- foi em 1958/9 que comecei a aceitar ser mandatário de Francisco Lopes em 2011
- foi quando tomei partido na vida
- quando adoptei uma concepção filosófica, uma interpretação da História (ou ela me adoptou a mim)
- quando tomei o partido de lutar de um lado da trincheira, com todos os riscos, alguns concretizados
- com a postura de estar disponível para tarefas nos colectivos em que me socializo, cumprindo decisões em que participo
- já fiz de tudo: já estive, em tarefa, no Parlamento Europeu, onde fui da respectiva direcção durante 5 anos; já varri centros de trabalho e varrerei quando calhar; sou do Comité Central do Partido Comunista
- agora… em função da idade, parece que me especializei numa tarefa de mandatário regional
- há quem proponha o meu nome, outros aceitam, eu estou disponível: sou mandatário!
- Desta candidatura, neste momento:
- fazer parte, e visível, da candidatura de Francisco Lopes, tem particulares responsabilidades
- assumo-as como um imperativo patriótico e de esquerda, do lado da vida em que estou há mais de meio século
- em 25 de Abril de 74, Portugal saiu de um túnel, também de meio século, de fascismo e colonialismo
- um caminho aberto, de democracia e liberdade, foi interrompido por trinta e quatro anos de recuperação capitalista, de domínio da política pela economia, melhor: pelas finanças, domínio crescente, apesar da luta, concretizado pela alternância entre três partidos executores dessa política
- deu no que estamos a viver, - contra o que sempre lutámos, prevendo e prevenindo
- o que dissemos ontem e ante-ontem está a ser confirmado hoje, esquecendo-se, ou apagando-se, que tínhamos previsto e prevenido porque estudamos o funcionamento do capitalismo
- é urgente mudar de rumo, como vimos lutando desde sempre e, nesta “crise”, desde o final de 2007, desde antes de ela eclodir
- esta candidatura insere-se numa luta, não começa nada nem acaba nada
- é um episódio
- da maior importância!
- tenho toda a vontade e disponibilidade para o debate das nossas e das vossas razões
- no respeito que tenho pelos outros, quando de boa-fé, que exijo para mim e para o que defendo.
.
Depois, conversou-se. José Niza e Nelson de Carvalho valorizaram os seus candidatos, eu procurei valorizar a candidatura que, sendo de Francisco Lopes (muito elogiado por todos pela sua postura e actuação, pela... surpresa), é de um colectivo, de um projecto, de uma luta.
Depois... apagados os microfones e câmaras, desligados os gravadores, pousadas as canetas, conversou-se com os assistentes na sala. Significativa foi a intervenção de um participante que cumprimentou, efusivo e elogioso, os mandatários ali presentes, lamentou com dureza a ausência do mandatário de Cavaco Silva, criticou este candidato enquanto PR e enquanto candidato e... terminou dizendo que, apesar de tudo, iria votar Cavaco Silva. Há mesmo razões que a razão desconhece... mas que têm de ser descobertas!
-------------
Ponto final. Antes de me meter à estrada, vou "sair" de Santarém para preparar algo que tenha a ver com o distrito de Aveiro. É que o "carrocel" vai ter mais uma corrida. Hoje, é Arouca...

7 comentários:

Justine disse...

Mas essas razões não podem vir da razão...será uma questão de fé?????
Incompreensível!

Que o carrocel continue em bom ritmo:)))

samuel disse...

Temos um cruzamento de linha... já ali à frente... :-)))
Bom trabalho!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Que extraordinárias respostas as tuas!Tão cheias de lógica e racionalidade!
Já a posição do votante em Cavaco Silva é mesmo incompreesível!

Um beijo.

Maria disse...

São as razões justas!
Temos 15 dias para trabalhar. Vamos lá dar corda aos sapatos. :)

Bom trabalho por aí.
Beijo.

Jorge Manuel Gomes disse...

Camarada Sérgio Ribeiro,

Assisti, com muito interesse, ao debate pela internet na rádio antena livre (será???).
Quando o debate estava no seu melhor, a RAL decidiu dar por terminada a transmissão do debate para, pasme-se, passar música??!!!
Que comunicação social é esta que decide amputar um debate extremamente esclarecedor para nos "dar música"???
Quanto ao nosso mandatário distrital, esse esteve ao seu melhor nível!

Saudações comunistas desde Vila do Conde,
Jorge

cristal disse...

É daquelas "sem razão" que se faz a lama em que nos vamos atolando. Lembrou-me, pelo contraste, a frontalidade do meu pai que disse a um candidato que era mau e se apresentava como o "menos mau". Eu votarei contra si. Votaria contra si, nem que fosse o meu voto para um cão...

Anónimo disse...

Que tal te deste com o pão de ló de Arouca? Tu mereces um de muito boa qualidade.

Antuã