quarta-feira, janeiro 12, 2011

pequeno CURSO DE ECONOMIA (continuação)

2.

«(...) Enquanto isto, o trabalho da nossa pequena equipa, no quadro de tarefas militantes no PCP, avançou, sem hiatos. Não se concretizou através da constituição de um grupo de trabalho formal, com reuniões e discussões periódicas. Encontrámo-nos, conversámos, dividimos tarefas. A esta distância, ficou-me a memória de que foi muito fácil. Não retive a recordação do mínimo atrito, da menor fricção, do mais pequeno azedume entre nós.
Encontrámo-nos, conversámos, dividimos tarefas. Mais (e melhor?) que um plano ou um guião, partimos de uma lista de temas, ou assuntos que nos pareciam dever ser tratados, com a pré-disposição unânime de que seria uma iniciativa aberta, susceptível de se alterar de acordo com a evolução do que fosse acontecendo, até de sugestões ou pedidos que nos fossem chegando e a que, desde o início, nos afirmámos abertos e solicitadores.
Nessa divisão de tarefas, o camarada Gorjão Duarte assumiu o papel de coordenação e de ligação com O Militante, de motor e de consolidação ou “cimento” de todos os nossos contributos.
Ainda a esta distância, é com alguma admiração – e orgulho pelo trabalho colectivo, partidário, que em muito transcendeu a nossa pequena equipa – que avalio o que foi, naquele tempo e naquelas condições, a publicação desses 19 cadernos.
Mas não se ficou por aí. Ou, ao ir-se mais longe, só se reforça esta avaliação. De hoje.
Foi decidido, pelas edições avante!, fazer uma publicação desses cadernos em livro, que veio a acabar de ser impresso em Maio de 1993, sempre com o acompanhamento gráfico do camarada José Araújo.
Essa publicação poderia servir para continuidade do trabalho de intenção formativa ideológica que era o das separatas de O Militante. E tê-lo-á sido, nos seus 2.000 exemplares de tiragem que não demoraram muito tempo a esgotar-se.
Algum trabalho foi feito para a passagem dos cadernos a livro. Não, necessariamente, todo o que seria exigido. Mas o livro não envergonha. Bem pelo contrário. Por outro lado, como está no prefácio que Fernando Sequeira e eu assinámos, Gorjão Henriques fez enorme falta nesse trabalho.
"(…) Quando se reviam os fascículos para se transformarem neste pequeno livro, quem o fez parou muitas vezes a lembrar, emocionado, a troca de impressões sobre o tratamento de um tema, a discussão amiga e camarada por detrás de uma frase. E muita falta fez o Gorjão para que o trabalho em que participou até ao limite das suas forças ainda tivesse beneficiado do seu contributo, sempre procurando melhorar o que a outros já satisfazia."
Entretanto, nas acções de formação de quadros (e de militantes) do Partido, quem tinha a tarefa da área da “economia” frequentes vezes lamentou não poder apoiar-se no pequeno Curso de Economia, como documento de trabalho para essas acções, ou recomendando-o para acompanhamento posterior, por ele se ter esgotado.
Até que foi decidido encarar fazer-se uma reedição. Que, naturalmente, deveria ser revista, actualizada, sempre mais quanto mais o tempo ia passando. Alguns esforços e tentativas foram feitos mas sem se conseguir avançar. (...)»

Ela aí está! A 2ª edição:

2 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

Lá vou eu ter que ir à Boavista (CT) para comprar mais um livro do "nosso" Camarada Sérgio!
E para quando uma nova edição do "Não à Moeda Única"?
Está mais actual do que nunca!

Um grande abraço desde Vila do Conde.

Jorge Gomes

Justine disse...

Vai ser um best-seller!!!!