quarta-feira, janeiro 19, 2011

Reflexões lentas e de pausa entre viagens

Recupero, fisicamente..., do dia de ontem. Que foi em cheio.
E preparo-me para a longa viagem até Bragança. Preparação que tem a ver com a escolha de alguma documentação que me possa servir de apoio na sessão para que me convocaram. Pensar em temas - as assimetrias regionais, o desenvolvimento e o planeamento regional, a regionalização, o abandono do aproveitamento dos nossos recuroso, a desertificação, a experiência na comissão regional do PE, a coesão económica e social de esquecida memória, a Constituição e o papel do PR, casos como o das acessibilidades, dos caminhos de ferro e o da linha do Tua, sei lá... um mundo -, temas que, depois, na conversa se entrecruzarão, alguns serão substituídos, talvez, pelo balanço da campanha, pelos PECs e OE2011, pela dívida, pelo FMI e coisas por aí. Depende... De quem estiver e como correr.
Vou ter tempo para ler e alinhavar notas para as ideias que borbulham. Sobre tudo. Serão mais de 6 horas com escritório montado no "expresso" Fátima-Bragança.
E, já agora que vem a propósito, que fique claro que não tenho a intenção, neste blog, de estar a contar-me mas a de contar (ponto final... como vem a seguir:).
Muitos mais, por iguais, parecidos ou diferentes caminhos estão, hoje como ontem e amanhã, a lutar a mesma luta de que esta campanha eleitoral é um episódio (muito importante mas episódio!). Muitos mais o estão a fazer, mais e melhor, e deixo só, para hoje e estes dias, os nomes dos (e apenas como referências, por serem... os visíveis) camaradas Francisco Lopes (que grande campanha!) e Jerónimo de Sousa. Como é qu'eles aguentam?!
.
Depois... contarei. Porque espero que valha a pena contar coisas da(s)/na(s) viagem(s). Aproveitando, amanhã, o "expresso" Bragança-Fátima.

3 comentários:

Maria disse...

E como é que tu aguentas...
Eu sei, aguenta-se tudo (ou quase) quando é feito com a certeza de que estamos a cumprir o que nos diz a consciência (a causa justa!). E quando o trabalho corre bem é com uma enorme satisfação que o fazemos.
Boa viagem até ao nordeste e bom trabalho.

Beijo.

Graciete Rietsch disse...

Aguentam porque têm a força da razão, assim como tu e todos, e são muitos, os que que trabalham corajosamente por outro futuro.

Um beijo.

s.catumba disse...

Um muito obrigado pela sessão, pelo esclarecimento, pela lição.

Dois comentários:
Primeiro, a sala mal composta (i.e tão vazia) é reflexo desta região, tão dramaticamente pertencente ao grupo dos penalizados, tão dramaticamente defensora dos políticos que promovem as mesmas assimetrias ou desinteressada de qualquer políticas.
Hoje fomos 40, mas é preciso acreditar, e com luta e persistência amanhã seremos muitos mais.

Segundo, o prazer de o ter conhecido, e o lamento de não ter sido no arranque da minha viagem (a meio caminho Fátima-Bragança).

Boas lutas, boas escritas, boas aulas.
Forte abraço camarada.