sábado, janeiro 01, 2011

Um dia primeiro, como dizia a poeta

1º acordar de 2011. 1º dia do ano. Tem o seu significado. Reforça o sentir de que é, como todos os dias, o 1º d1a do resto das nossas vidas. E será de votos, de desejos, de projectos. Porque também é de memórias.

De luta! De espera nça.

Do lado da vida em que estamos, temos mensagens. De Jerónimo de Sousa. De Francisco Lopes. Com palavras necessárias. Oportunas. De estímulo e confiança.

Dois trechos do editorial do avante!, orgão central do Partido Comunista Português, 2011 - a luta é o caminho:

«(...) é a luta de massas – ela e só ela – que porá termo a esta política de desgraça nacional e conquistará a alternativa política e a política alternativa necessárias.

(...) é neste quadro de lutas concretizadas e de lutas a concretizar que se insere a candidatura presidencial do camarada Francisco Lopes, ela própria uma vertente da luta de massas – a única, entre todas as candidaturas, nascida da luta e integrando-a; a única que, profundamente identificada com os interesses, anseios e objectivos dos trabalhadores e do povo, se bate pela ruptura e pela mudança; a única que, inspirada nos valores de Abril, transporta consigo, como referência básica, a defesa da independência e da soberania nacionais.»

Assim começamos o dia. Assim começamos o ano. Como todos os anos. Como todos os dias.

Felicidades pessoais para todos. Bom ano novo. Ovo.

3 comentários:

Fel de cão disse...

Bom dia e bom ano. Ambos sabemos, aqui e agora, que vai ser um ano duro. Vamos começar, já em Janeiro, a engolir sapos...É com um abraço, forte, que lhe desejo saúde, que a força e vontade não lhe faltarão, para que continue como sempre. Eu cá vou, lendo o que escreve, com a certeza de que não confundimos o desejar com o querer. Como dizia Alexandre Herculano (1810-1877). "É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos, a vontade vence-os". Com a força da vontade vamos em frente.

Sérgio Ribeiro disse...

Fel de cão - Muito obrigado. Pelos votos, pelos desejos. Que retribuo calorosamente.
Quanto ao Alexandre Herculano, não posso estar mais de acordo. Que não nos falte vontade que os desejos são muitos e os obstáculos também... e medidos para serem vencidos. Não já, não agora. Quando. Com a luta. Sempre.
Um abraço

Graciete Rietsch disse...

O Novo Ano vai ser duro e será preciso manter intacta a vontade de continuar a luta. E eu sei que essa vontade não faltará até redobrará, se for preciso, pois as dificuldades não pararão de aumentar.

Um bejo.