terça-feira, maio 08, 2012

Marx em Maio - intervenção - 4


4.

Em que contexto foram essas leis formuladas?
 (abro aqui um parêntese…)
Ler Marx é ter acesso a uma lição de rigor e de modéstia. As vezes que Marx escreve ceteris paribus (tudo o mais constante) ilustram a preocupação de não fazer afirmações definitivas, pois as conclusões a que se chega num qualquer ramo ou área do conhecimento apenas são conclusões na condição de tudo o mais, exterior ao estudo feito, se manter inalterado, na perfeita consciência que o mundo é feito de mudança… como dizia o marxista Luís de Camões. .
Fecho o parêntese e avanço com duas citações (ambas da página 124 do tomo IV do Livro segundo de O Capital) que muito esclarecem:
 
«Na consideração das formas universais do circuito e, em geral, em todo este Livro segundo, tomamos [o] dinheiro como dinheiro metálico, com exclusão do dinheiro simbólico, meros signos de valor que apenas formam uma especialidade de certos Estados, e [com exclusão] do dinheiro creditício, que ainda não está desenvolvido.”
Fim de citação:
Segunda citação:

«(…) Em primeiro lugar, isto é o curso histórico; [o] dinheiro creditício não desempenha nenhum papel, ou [um papel] apenas insignificante, na primeira época da produção capitalista. Em segundo lugar, a necessidade deste curso [histórico] é também teoricamente demonstrada pelo facto de que tudo o que de crítico acerca da circulação do dinheiro creditício foi desenvolvido por Tookee [e por outros] os obrigou sempre de novo a regressar à consideração de como a coisa havia de ser exposta na base da circulação meramente metálica.»
Fim de citação.

E na actual fase (nossa) do capitalismo?
Marx escreveu “na primeira época da produção capitalista” (na então – de Marx - actual fase do capitalismo).
Mas… e na actual fase do capitalismo (nossa contemporânea), em que o dinheiro simbólico e o dinheiro creditício são relevantíssimos, são desmesuradamente relevantes? ...à maneira do "aprendiz de feiticeiro" de Dukas...
Negam-se as leis, isto é, a realidade – sendo outra – faz com que leis anteriores percam a sua validade?

circuitos económico e financeiro
com dinheiro simbólico e creditício
com MAIS
dinheiro simbólico e creditício


Há uma resposta do marxismo após Marx e o seu contributo?
Antes de mais, parece indispensável separar o que é essencial – as próprias coisas, as suas conexões, a relação social de que são cimento – daquilo que resulta da análise do funcionamento, a partir dessa base essencial. E essa base essencial assenta no carácter duplo do trabalho e no tratamento da mais-valia de maneira distinta das formas particulares que ela possa vir a ter no processo de metamorfoses do capital na sua expressão material, tendo sempre presente que o valor está ligado ao tempo de trabalho necessário e não à expressão em dinheiro que possa tomar.    

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Este "post" já é um pouco mais difícil para mim.
Eu entendi assim, não sei se bem.
A utilização do dinheiro creditício, sem base material,leva a um aumento da acumulação de capitais mas a uma diminuição da produção, dado que esse dinheiro é obtido através de jogos de casino, como diz o Prof. Avelãs Nunes.
Por outro lado,para que a taxa de lucro não baixe é preciso diminuir ao fator força de trabalho porque essa corresponde também ao capital investido na necessária mas ínfima produção e nos serviços. Será que compreendi bem?
Também julgo perceber a razão por que o marxismo corresponde ao socialismo científico pois se desenvolve com base no estudo da evolução dos tempos, da História.
Mas não tenho certezas de nada.
Como disse no outro comentário precisava mesmo de estudar muito, não como MARX porque ele criou e eu só quero aprender um pouquinho mais.Sou mesmo ignorante.
Aprender, aprender sempre, lá dizia Lenine.

Um beijo de amizade e admiração

Rogério G.V. Pereira disse...

No fim dedicar-te-ei um post e farei link
(possivelmente teria sido mais adequado fazê-lo no inicio)

Sérgio Ribeiro disse...

Querida camarada, espero que os dois "posts" que sairão amanhã e completam este raciocínio te ajudem. Até porque estás no caminho... caminhando.
A propósito deste comentário vou deixar um "post" intermédio, com várias "pontes".

Um beijo grato

Sérgio Ribeiro disse...

Rogério Pereira - obrigado pela ajuda

Um abraço