segunda-feira, maio 28, 2012

Uma espécie de jogo...

Recomecei, não sei por que vez, a reler um texto.
Não resisto a trazer as palavras preliminares, alterando 6 delas (uma dispensavelmente).

Camaradas:
Antes de entrar na matéria, permitam-me que faça algumas observações preliminares.
Reina actualmente na União Europeia uma real epidemia de greves e um clamor geral em prol do aumento de salários. A questão irá aparecer no nosso Congresso. Vós, como cidadãos responsáveis, deveis ter convicções definidas acerca desta questão primordial. Pela minha parte, considerei, portanto, que era meu dever entrar plenamente na matéria, mesmo com o perigo de pôr severamente à prova a vossa paciência. (...) 

  1. De quem é o texto?
  2. Qual o título?
  3. De quando?, e a que propósito?
  4. Qual a dita questão primordial?
  5. Que palavras alterei?
  6. Qual que era dispensável alterar?

Mesmo que ninguém esteja com disponibilidade
(ou pachorra) para "jogos" destes
... eu entrarei na matéria - à minha maneira -,
por achar ser meu dever fazê-lo!
...

6 comentários:

Justine disse...

Eu não posso jogar, sniff:-))))))

Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel disse...

1- Karl Marx
2- Salário Preço e Lucro
3- 1865, comunicação ao conselho geral da Associação Internacional dos Trabalhadores
4- A questão do salário (como se constitui) e da luta entre o capital e o trabalho
5- Que me lembre apenas "União Europeia" e "cidadãos responsáveis
6- Visto só me lembrar destas 2, apostaria em União Europeia/Continente?
Abraço camarada

Jorge Manuel Gomes disse...

Obrigado Miguel.

Eu não chegava lá!

Mais um ponto a favor do serviço público deste blogue.

Abraço,

Jorge

Sérgio Ribeiro disse...

Justine - É melhor dizer porquê! Porque li alto, não foi e com o livro na mão?

Miguel - Parabéns! E obrigado.
Quase a 100%!
Cidadãos por Camaradas
Continente por Uniãu Europeia
dirigentes da Associação Internacional por cidadãos responsáveis.
O vocativo Cidadãos servia tão bem como o de camaradas...

Jorge - Obrigado, camarada cidadão.

Beijo e abraços

Graciete Rietsch disse...

Eu nunca acertaria, mas tinha pensado que talvez as palavras União Europeia não fossem ainda válidas. E porquê?. Por teres participado no Congresso de Marx. Sou mesmo ignorante.

Um beijo.